As Comissões de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral e do Assédio Sexual nos 1º e 2º graus de Jurisdição do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) lançam, na última quarta-feira (29), um novo canal de denúncia, por meio do endereço eletrônico: denuncia.tre-ba.jus.br. O site permite que qualquer pessoa que se considere vítima ou que tenha conhecimento de fatos que possam caracterizar assédio ou discriminação no trabalho registre suas reclamações de maneira sigilosa.
A criação da plataforma surgiu “após conversas com servidores, requisitados, terceirizados e estagiários, nas quais foi demonstrada a necessidade de uma forma direta e sigilosa para comunicar ou denunciar à comissão suas demandas”, explica Lhidiane Reis, servidora do cartório eleitoral de Santo Estêvão e integrante da comissão. “Além disso, não é necessário estar logado na rede do Tribunal para acessar o site”, acrescenta.
Para fazer uma denúncia, o denunciante deverá fornecer o tipo de denúncia, uma descrição detalhada do fato e a data da ocorrência. Em seguida, será necessário ativar a caixa reCaptcha (“não sou um robô”) e clicar em “cadastrar”. Todas as denúncias recebidas serão analisadas através do Sistema Eletrônico de Informações (SEI).