Um mapa de 1840 achado em uma pequena loja de antiguidade de Londres foi adicionado pela Procuradoria Geral do Estado do Piauí (PGE-PI) como segundo Carlos Madeiro, do Uol, mais uma prova de que o estado vizinho, o Ceará, teria se apossado ilegalmente de parte do seu território.
Desde 2011, Piauí e Ceará travam duelo em uma ação no STF proposta pelo lado piauiense, que contesta a titularidade do Ceará de uma área de 2.874 km². Na área vivem 25 mil moradores em 13 municípios, que mudariam de estado caso haja alteração de divisa.
No caso, o governo do Piauí alega que a divisa entre os estados deveria ter como base a Serra de Ibiapaba, mas no mapa atual boa parte da área a leste está sob posse do Ceará. Dessa região, 76% pertenceriam ao Ceará e 24% ao Piauí.
O mapa que foi juntado confirma a tese piauiense e está em harmonia com os documentos juntados aos autos do processo.
Lívio Bonfim, chefe da Procuradoria do Patrimônio Imobiliário do Piauí
Após tentativas de conciliação sem sucesso, a relatora do caso, ministra Carmen Lúcia determinou que o Exército fizesse uma perícia, que foi iniciada em outubro de 2023. O estudo foi pago pelo Piauí e está em andamento, e o Exército informou que deve entregar o resultado até o fim do próximo mês.