Ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira viajou ao Rio Grande do Sul nesta semana para anunciar medidas voltadas ao suporte a produtores gaúchos da agricultura familiar.
Em Porto Alegre, Teixeira se reuniu com representantes de movimentos sociais diversos, dentre os quaissegundo , Federação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Agricultura Familiar do Brasil, Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul, o MST e o Movimento dos Pequenos Agricultores e quilombolas.
“As agricultoras e os agricultores familiares gaúchos poderão acessar sem dificuldade a linha emergencial do Pronaf, que deve alavancar 4 bilhões de reais para ajudar na reconstrução da agricultura familiar no estado”, diz Teixeira.
A linha de crédito conta segundo a coluna de Robson Bonin, da Radar, com os seguintes benefícios: até 10 anos para pagar, 3 anos de carência e um desconto de 30% no valor global do contrato, limitado a R$ 25 mil para agricultores familiares nos municípios em situação de calamidade pública e R$ 20 mil nos municípios em situação de emergência.