Representando o ministro Alexandre Silveira, o secretário Nacional de Transição Energética e Planejamento, Thiago Barral, recebeu, na última quarta-feira (22), comitiva do fundo de investidores do Canadá do Ontario Teache’s Pension Plan (OTPP), acompanhados do Embaixador do Canadá no Brasil Emmanuel Kamarianakis. O fundo indicou interesse em diversificar seus investimentos no país, com foco em transição energética. Na ocasião, a equipe da Secretaria Nacional de Transição Energética e Planejamento (SNTEP) do MME apresentou as políticas setoriais e destacou a segurança jurídica do Brasil e do setor energético para novos investimentos na expansão de linhas de transmissão e na geração de fontes renováveis.
De acordo com o secretário Barral, as políticas públicas implementadas, a estabilidade regulatória e o potencial brasileiro para energias limpas e renováveis colocam o Brasil como um ambiente propício para o investimento, especialmente em setores consolidados como transmissão e geração. “Apresentamos o que nós já estamos planejando e realizando por meio dos leilões de transmissão com a contratação de grandes volumes de infraestrutura para aumentar a segurança energética e a sustentabilidade no nosso país”, pontuou.
Além dos segmentos consolidados, o MME apresentou informações sobre os novos marcos legais que abrem oportunidades de investimento, citando os projetos de lei Combustível do Futuro e o do Hidrogênio, que darão mais segurança para projetos voltados à produção de combustíveis sustentáveis.
O MME realizou nos anos de 2023 e 2024, três grandes leilões de transmissão de energia elétrica, totalizando R$56 bilhões de novos investimentos. “São mais de 17 mil quilômetros de novas linhas de transmissão e 13 novas subestações”, destacou o secretário. Representantes do fundo canadense destacaram que têm presença consolidada no segmento de transmissão no Brasil.