Durante série de agendas na Itália, o prefeito de São Paulo Ricardo Nunes se encontrou na última quarta-feira (15) com o ultradireitista Matteo Salvini, vice-primeiro-ministro e ministro dos Transportes e da Infraestrutura do país. O encontro divulgado nas redes sociais do político italiano, no entanto, não consta na agenda de Nunes, pré-candidato à reeleição na capital paulista.
Nas redes sociais, Salvini compartilhou vídeo em que aparece conversando com o ex-presidente Jair Bolsonaro por videochamada para enviar força e que se mantenha saudável. Naquele momento, o ex-titular do Palácio do Planalto estava internado em um hospital em São Paulo por erisipela e dores abdominais.
Oggi al Ministero delle infrastrutture e dei trasporti, durante l’incontro con il sindaco di San Paolo del Brasile, ho avuto modo di salutare telefonicamente @jairbolsonaro, attualmente ricoverato in ospedale.
Inviamo forza e vicinanza! 🇮🇹🇧🇷 pic.twitter.com/Hu99AsJPwU— Matteo Salvini (@matteosalvinimi) May 15, 2024
Apesar de não aparecer em foto ao lado do líder ultradireitista, Nunes é citado na publicação feita no X (antigo Twitter) na última quarta como um dos participantes do encontro. Procurada pelo GLOBO, a assessoria de Nunes afirmou que ele compareceu para acompanhar o deputado Tomé Abduch (Republicanos-SP), mas não informou o teor do encontro.
Na agenda oficial de Nunes, no entanto, consta apenas um evento marcado para 9h30 do horário local, em que participou de sessões da Conferência da Crise Climática à Resiliência Climática, na Cidade do Vaticano. A próxima agenda prevista para o prefeito foi apenas às 7h de quinta-feira, uma missa na Basílica e São Pedro em homenagem ao ex-prefeito Bruno Covas, que morreu de câncer no intestino em 2021, seguida de um encontro com o Papa Francisco.
Em nota, a prefeitura de São Paulo informou que o parlamentar do Republicanos já estava na cidade quando Nunes chegou a Roma e continuou na cidade após o retorno do prefeito ao Brasil.