O senador Ciro Nogueira (PI), presidente nacional do PP, defende segundo a coluna de Fábio Zanini, da Painel, que o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, permaneça no Republicanos.
Na opinião de Ciro, isso seria uma forma de ajudá-lo a ampliar seu apelo junto ao centro na eleição de 2026, algo que o ex-ministro da Casa Civil de Jair Bolsonaro (PL) considera imprescindível.
“Eu acho que Tarcísio deveria ficar no Republicanos, porque o PL já vai estar com ele em 2026 de qualquer jeito, não vai apoiar outro candidato”, diz.
O Republicanos, embora se defina como um partido conservador, mantém pontes com o centro e com o governo Luiz Inácio Lula da Silva, inclusive tendo indicado um ministro (Silvio Costa Filho, de Portos e Aeroportos). Já o PL, do ex-presidente Jair Bolsonaro, está na linha de frente da oposição a Lula.
“Tarcísio tem que ampliar, o perfil dele tem que ser mais indo para o centro em 2026”, diz Ciro, que defende que o governador de São Paulo seja candidato a presidente daqui a dois anos.
O governador vem sendo cortejado pelo presidente do PL, Valdemar Costa Neto, que chegou a anunciar que sua filiação ocorrerá até junho. Tarcísio nega essa intenção, no entanto, mas aliados dizem que a migração acontecerá ainda neste ano.