A verdadeira guerra travada no Twitter entre as deputadas do PSL, Carla Zambelli (SP) e Joice Hasselmann (SP) esquentou neste sábado (18), após a líder do governo no Congresso acusar a colega de partido de praticar “nepotismo cruzado”.
Joice compartilhou em sua conta no Twitter uma postagem na qual Zambelli é acusada de empregar Maurício Nabhan Garcia, irmão do Secretário de Assuntos Fundiários do Ministério da Agricultura, Luiz Antônio Nabhan Garcia, com salário de R$ 8.722,66. Em contrapartida, de acordo com o texto publicado, o secretário empregou no Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) o irmão de Carla, Bruno Zambelli Salgado.
Na postagem, Joice chama Zambelli de “fofolete” ao comentar um conselho dado por Neuza Martins na página de Zambelli, pedindo para que ela não entrasse nesse jogo de “fogo amigo”. Neusa Martins se descreve como professora, diretora de escola, supervisora estadual de ensino, de direita, bolsonariana e, “sem paciência com esquerdista indelicado: NÃO SOU PSIQUIATRA!”.
Deputada, não entre nesse jogo de “fogo amigo” cobrando dessa forma sua colega Joice Hasselmann! Lembre-se do número de votos da deputada Joice! Melhor juntar forças para ajudar a governabilidade do Presidente! Disputa de prestígio pode ser tiro no pé!
— Neusa Martins (@Neusa66095475) May 18, 2019
Diante da acusação, Zambelli divulgou nota se explicando e dizendo que seu irmão pediu demissão. A deputada ainda insinuou que Joice está do lado do chamado Centrão, grupo de partidos que se uniu à oposição e impôs a convocação do ministro da Educação Abraham Weintraub para prestar esclarecimentos na Câmara.
Como a @joicehasselmann está desenterrando isso do início de maio, esclareço que NÃO HAVIA NEPOTISMO.
De toda forma, ontem de manhã meu irmão pediu exoneração.
Talvez a Joice prefira alguém do centrão no lugar. https://t.co/iBDb9OAIqo
— Carla Zambelli (@CarlaZambelli17) May 18, 2019
A novela começou na sexta-feira (18/05/2019), quando Carla Zambelli cobrou publicamente explicações da líder do governo no Congresso sobre a falta de articulação para aprovar na Câmara a medida provisória (MP-870), que trata da reorganização dos órgãos do governo, definindo 22 pastas.
“A MP 870 sofreu grave ataque na comissão, e pergunto: a líder @joicehasselmann não fala nada disso em suas redes, pq?”, provocou Zambelli.
O Presidente @jairbolsonaro disse hj q "a mudança na forma de governar não agrada aqueles grupos q no passado se beneficiavam das relações pouco republicanas".
A MP 870 sofreu grave ataque na comissão, e pergunto: a líder @joicehasselmann não fala nada disso em suas redes, pq?
— Carla Zambelli (@CarlaZambelli17) May 18, 2019
Joice respondeu se dizendo “inteligente”, ao contrário da colega de partido. “Pq eu – ao contrário de vc – penso no bem do país e do governo @jairbolsonaro. Pq eu sei fazer conta, conheço matemática básica e logo sei que SEM A MAIORIA NÃO SE APROVA NADA. Pq eu estou preocupada com o país e ñ com curtidas em tuítes ou lives. Pq eu sou inteligente, já vc… “, tuitou a líder.
Pq eu – ao contrário de vc – penso no bem do país e do governo @jairbolsonaro. Pq eu sei fazer conta, conheço matemática básica e logo sei que SEM A MAIORIA NÃO SE APROVA NADA. Pq eu estou preocupada com o país e ñ com curtidas em tuítes ou lives. Pq eu sou inteligente, já vc… https://t.co/4HwqgfPEZe
— Joice Hasselmann (@joicehasselmann) May 18, 2019
A partir daí, houve uma troca de farpas por parte da líder do governo que acusou Zambelli de ter traído todos que ajudaram em sua eleição e de ter inveja de seu protagonismo.
Seguidores me dizem p/Ñ responder + @CarlaZambelli17. OK. A moça TRAIU TODOS os q a ajudaram. Ela – q ñ trabalha- me critica por trabalhar no fds pela Previdência. Fala contra corrupção e faz nepostismo. Atrapalha em tudo. O problema da serpente? PURA INVEJA. Está no OLHAR. Farsa pic.twitter.com/XoTIJpyRKZ
— Joice Hasselmann (@joicehasselmann) May 18, 2019
Zambelli, por sua vez, acusou Joice de “estar com o centrão” e não se engajar na divulgação das manifestações que os admiradores de Bolsonaro tentam organizar para o próximo dia 26 de junho, como uma forma de se contrapor às manifestações contra os cortes na Educação.
Dia 26/05 na Paulista às 14h a pauta é:
– Nova pevidência
– Pacote anti-crime
– Lava-Jato
– MP 870: Coaf com Moro, Receita Federal com poderes de investigação.Eu estarei lá, pq defendo o governo, a verdade tem q estar acima de qq coisa.
— Carla Zambelli (@CarlaZambelli17) May 18, 2019
A treta continuou forte neste sábado. Zambelli acusou líder do governo de fazer a “velha política”.
Dia 26/05 precisamos estar nas ruas para pressionar o centrão a manter a MP 870 como veio do Governo.
Quem faz diferente disso, está com a velha política. https://t.co/uHvSxaOJuH
— Carla Zambelli (@CarlaZambelli17) May 18, 2019