quinta-feira 4 de julho de 2024
Em São Paulo, Setur-BA lança primeiro roteiro integrado do turismo de observação de aves do Brasil - Foto: Tiago Queiroz Ascom SeturBA
Home / NOTÍCIAS / Setur-BA lança primeiro roteiro integrado do turismo de observação de aves do Brasil
segunda-feira 20 de maio de 2024 às 09:32h

Setur-BA lança primeiro roteiro integrado do turismo de observação de aves do Brasil

NOTÍCIAS, TURISMO


A Secretaria de Turismo da Bahia (Setur-BA) lançou, no último sábado (18), o primeiro roteiro integrado de observação de aves do Brasil, com centenas de espécies catalogadas em mais de 50 municípios baianos de 12 zonas turísticas, sendo oito endêmicas. O ato aconteceu na 17ª edição do Avistar, o maior encontro do segmento da América Latina, aberto na sexta-feira (17), na Cidade Universitária USP, em São Paulo, para três dias de programação. A iniciativa inédita atraiu operadores e agentes de viagens, biólogos, ornitólogos, indígenas e estudantes.

O roteiro teve trabalho de campo da Setur-BA, com a orientação de especialistas e capacitação profissional, que mapeou a potencialidade da Bahia nessa atividade com relevância mundial. O órgão escolheu como símbolo do segmento a arara-azul-de-lear, espécie ameaçada de extinção, que pode ser vista nas zonas turísticas Caminhos do Sertão e Lagos e Cânions do São Francisco.

“Iniciamos o trabalho no ano passado e percorremos as regiões que abrigam o maior número de espécies, com a contribuição de pesquisadores. Tivemos também a capacitação do trade turístico sobre atendimento aos observadores de aves. Esse roteiro qualifica o destino Bahia, em um segmento que atrai visitantes estrangeiros, além de ajudar na preservação das espécies”, relatou a superintendente de Promoção e Serviços Turísticos da Setur-BA, Fabíola Paes Leme.

“Esse roteiro integrado é uma novidade fantástica, que traz mais uma perspectiva dentro do turismo da Bahia, um estado tão encantador”, elogiou Guto Carvalho, um dos organizadores do Avistar.

“A Bahia é um dos estados mais ricos em ambientes naturais conservados. A Embratur, que ajuda na promoção dos destinos baianos pelo mundo, entende como estratégico consolidar o Brasil e a Bahia com esse diferencial de competitividade, que promove experiências autênticas, respeitando as comunidades e a biodiversidade”, ressaltou o coordenador de Natureza e Segmentos Especiais da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), Leo Persi.

Biólogo, guia de turismo e proprietário de uma agência de viagens especializada em observação de aves, o cearense Ciro Albano destacou o interesse dos turistas estrangeiros pelas espécies que a Bahia abriga. “Em minha empresa, a região Nordeste é a mais procurada, sendo a Bahia o nosso carro-chefe. O estado tem aves endêmicas exclusivas, como a arara-azul-de-lear, no Sertão; e o gravatinha, na Chapada Diamantina. Por isso, para os turistas internacionais, é obrigatório passar pela Bahia. Já temos pacotes vendidos até 2026”.

Veja também

‘Nem metade dos recursos anunciados por Lula chegaram ao RS’, dizem prefeitos

Mais de 300 prefeitos do Rio Grande do Sul lotaram o salão verde da Câmara …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!