As bolsas europeias operam em baixa modesta na manhã desta quinta-feira (16), pausando após uma longa sequência de ganhos, em dia de agenda local fraca e com o foco mais voltado para os EUA.
Por volta das 6h35 (de Brasília), o índice pan-europeu Stoxx 600 recuava 0,18%, a 523,78 pontos, depois de avançar por nove sessões consecutivas e atingir novo recorde ontem, quando dados mais moderados de inflação ao consumidor (CPI) dos EUA melhoraram as chances de o Federal Reserve (Fed, o banco central americano) começar a reduzir juros em setembro.
A agenda europeia de hoje não traz indicadores, mas prevê a participação de dirigentes do Banco Central Europeu (BCE) e do Banco da Inglaterra (BoE) em eventos nas próximas horas. Já os EUA publicam números da produção industrial, entre outros indicadores, e várias autoridades do Fed falam ao longo do dia.
Às 6h50 (de Brasília), a Bolsa de Londres caía 0,34%, a de Paris recuava 0,69% e a de Frankfurt perdia 0,28%. As de
Madri e Lisboa, por sua vez, tinham baixas de 0,27% e 0,83%, respectivamente. Exceção, a de Milão exibia alta marginal de 0,06%.
Entre ações individuais, a da Siemens tombava mais de 5% em Frankfurt, após o grupo de engenharia alemão divulgar quedas no lucro e receita do trimestre até março.