A Executiva nacional do Partido dos Trabalhadores (PT) confirmou nesta segunda-feira, 13, mais 31 pré-candidaturas ou apoios para as eleições municipais. Da lista, dois pré-candidatos que serão apoiados pela sigla em outubro são do União Brasil e outros dois, do MDB. As duas legendas comandam ministérios do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Outros 27 pré-candidatos são do próprio partido.
A maioria dos pré-candidatos está concentrada na Grande São Paulo, com 13 nomes. Apenas um pré-candidato da lista concorrerá ao comando de uma capital e receberá apoio da legenda.
O vereador Rafael Ribeiro (União Brasil), atual presidente da Câmara Municipal de Parauapebas, no Pará, concorrerá à prefeitura com apoio do PT. O outro pré-candidato do União é José Mendes de Souza Neto, conhecido como Neto Bota, de Caraguatatuba, no litoral paulista. Pré-candidato a deputado estadual em 2022, foi o mais votado de seu município, com quase 19 mil votos, mas não se elegeu. O União Brasil faz parte da base do governo Lula e chefia três ministérios: Turismo, Comunicações e Desenvolvimento Regional.
O vice-governador da Bahia, Geraldo Júnior (MDB), terá apoio do PT na disputa à prefeitura de Salvador. Ele é aliado do petista Jerônimo Rodrigues, que está à frente do Executivo estadual.
Em Santarém, no Pará, o ex-deputado estadual Zé Maria Tapajós, recém filiado ao MDB, disputará a prefeitura também em aliança com o PT. Ele atuava como secretário regional de Governo do Baixo Amazonas na gestão de Helder Barbalho (MDB), mas foi exonerado para se dedicar à pré-campanha. O MDB também faz parte do governo e comanda três pastas: Planejamento, Cidades e Transportes.
Segundo as regras do Partido dos Trabalhadores, para coligações em municípios com mais de 100 mil habitantes é necessária a homologação da direção nacional da sigla. No último dia 5, o PT já havia reconhecido as decisões dos diretórios locais em 64 municípios com essa faixa de população.
Se o pré-candidato for de uma legenda que não é integrante da federação partidária ou que está fora do campo da centro-esquerda, deve se comprometer a apoiar a candidatura do PT para a presidência em 2026, além de ter dois terços de apoio do diretório municipal petista.
A decisão sobre Curitiba ainda está pendente e deve ser tomada na semana que vem. Como mostrou a Coluna do Estadão, a cúpula do PT está prestes a fechar acordo com o PSB para apoiar a candidatura do deputado Luciano Ducci a prefeito da capital paranaense. Embora uma ala do PT insista em lançar um nome de suas próprias fileiras na disputa, a presidente do partido, Gleisi Hoffmann, tem maioria na Executiva Nacional para aprovar o aval a Ducci.
Pré-candidaturas homologadas pelo PT nesta segunda-feira
- Isac Carvalho (PT) – Juazeiro (BA)
- Geraldo Júnior (MDB) – Salvador (BA)
- Carlos Casteglione (PT) – Cachoeiro de Itapemirim (ES)
- Vicente Mendonça (PT) – Ribeirão das Neves (MG)
- Tarcirlei De Brito (PT) – Teófilo Otoni (MG)
- Professora Leliane (PT) – Várzea Grande (MT)
- Rafael Ribeiro (União Brasil) – Parauapebas (PA)
- Zé Maria Tapajós (MDB) – Santarém (PA)
- Professora Liliam (PT) – Cascavel (PR)
- Dr Antenor (PT) – Guarapuava (PR)
- Isabel Diniz (PT) – Londrina (PR)
- Tuninho Da Padaria (PT) – Nova Iguaçu (RJ)
- João Pedro Schmidt (PT) – Santa Cruz Do Sul (RS)
- Marisa Zanoni (PT) – Balneário Camboriú (SC)
- Ana Paula Lima (Pt) – Blumenau (SC)
- Arlindo Rocha (PT) – Criciúma (SC)
- Claudia Bratti (PT) – Lages (SC)
- Pedro Tourinho (PT) – Campinas (SP)
- Neto Bota (União Brasil) – Caraguatatuba (SP)
- Sérgio Ribeiro (PT) – Carapicuíba (SP)
- Beth Sahão (PT) – Catanduva (SP)
- José Filippi (PT) – Diadema (SP)
- Fabiano (PT) – Itaquaquecetuba (SP)
- Luiz Mitsunaga (PT) – Limeira (SP)
- Marcelo Oliveira (PT) – Mauá (SP)
- Rodrigo Valverde (PT) – Mogi Das Cruzes (SP)
- Emídio De Sousa (PT) – Osasco (SP)
- Herivelto Vela (PT) – Pindamonhangaba (SP)
- Professora Bebel (PT) – Piracicaba (SP)
- Willian Souza (PT) – Sumaré (SP)
- Paulo Ribeiro (PT) – Taubaté (SP)