Depois do lançamento do elétrico i5, agora a BMW completa a gama da nova geração do Série 5 com o lançamento do 530e, a versão híbrida plug-in do seu sedã executivo. Não é totalmente dependente do motor elétrico, mas consegue um consumo de até 27,3 km/l, de acordo com a fabricante informado na reportagem de Lucas Parente, da revista Quatro Rodas.
O BMW 530e combina o motor 2.0 turbo com injeção direta com um motor elétrico integrado ao câmbio automático de oito marchas, somando 299 cv de potência máxima e 45,8 kgfm. Pode chegar aos 100 km/h em 6,3 segundos, mas talvez o grande destaque seja a bateria de 19,4 kWh, que permite rodar até 61 km em modo elétrico, sem consumir uma gota de gasolina.
Por se tratar de um híbrido plug-in, a energia da bateria pode ser reposta por meio de um carregador externo, a uma potência de até 7,4 kW. A recarga com um wallbox demora até 3h15, mas em tomada doméstica pode levar até 11h45.
Por fora, o 530e é bem similar ao seu irmão elétrico e vem de série com o pacote de design M Sport. Apesar de serem semelhantes, há algumas diferenças cruciais entre eles, como a grade dianteira funcional e com acabamento em aço escovado e o BMW Icônico Glow, que a ilumina.
Há também faróis full LED com luzes diurnas e rodas de 20 polegadas. O restante da carroceria é, ainda conforme matéria de Lucas Parente, da Quatro Rodas, praticamente idêntico ao da versão elétrica.
Pulando para a cabine, o design adotado também segue o mesmo padrão do i5, com mais telas e menos botões. O visual é futurista e traz o conceito Shy Tech, com diversas formas de comandos, através da voz, gestos, tato ou da forma tradicional.
O painel de instrumentos digital e a tela central de infoentretenimento estão dispostos em uma tela curva, sendo 12,3 polegadas atrás do volante e 14,9 para a multimídia. De restante, há um console central com vários comandos, iluminação ambiente, volante multifuncional, dentre outros equipamentos.
Como no BMW i5, o sedã híbrido também está repleto de tecnologias e sistemas de assistência de direção, como controle adaptativo de cruzeiro, assinante de faixa, alerta de tráfego cruzado, dentre outros.
A marca também disponibilizará o BMW Service Inclusive (BSI) para os compradores por 3 anos ou 40.000 km. Este programa oferece serviços de manutenção de veículos BMW, sem custo adicional dos serviços cobertos. O novo BMW 530e custa a partir de R$ 574.950.