Uma sessão especial vai celebrar o Jubileu de Ouro da Renovação Carismática Católica do Brasil (RCC) no próximo dia 24, às 19h, no Plenário Cosme de Farias da Câmara de Salvador. A homenagem foi proposta pelo vereador Joceval Rodrigues (Cidadania), que presidirá a sessão.
Para Joceval, celebrar o Jubileu de Ouro da RCC é recordar o início das atividades do mandato. “É uma ação do nosso mandato que me deixa com muita alegria pelo fato de ser um movimento de onde eu surjo. Neste grupo eu me encontrei também para servir na vida pública. Comemorar o Jubileu de Ouro é lembrar que muitos projetos de lei surgiram em contato com os grupos de oração que compõe esse movimento. Parabéns à RCC pelos 50 anos”, disse.
Entre os convidados para a sessão estão Sergio Zavaris, coordenador Nacional do Ministério de Fé e Política da RCC; Frederico Mastroangelo, presidente estadual do movimento; e Elissandro Trindade, presidente do Conselho Arquidiocesano da RCC Salvador, entre outros.
A Renovação Carismática Católica é um movimento que surgiu na Igreja Católica, mais especificamente durante um retiro espiritual em de fevereiro de 1967 na Universidade de Duquense nos Estados Unidos. O principal objetivo do movimento é, por meio da oração de louvor, animar os homens de fé e motivá-los à vivência autêntica do Evangelho.
Em Salvador, a RCC iniciou sua missão no dia 6 de junho de 1973, sob a orientação dom Tomás Guilherme Murphy, encarregado pelo cardeal Brandão Vilela, e sob a liderança de irmã Sara Gurgel Frota. No período de 1974 a 1980, o movimento obteve crescimento vertiginoso por meio da criação de novos grupos de oração e comunidades carismáticas.