Nesta quinta-feira (9), a Defesa Civil divulgou o balanço das enchentes que estão prejudicando o Rio Grande do Sul. O número de mortes subiu para 107, e 425 municípios estão sendo afetados pelas chuvas, enquanto 164 mil pessoas continuam desalojadas. As chuvas devem persistir até o fim de semana. As autoridades continuam divulgando os dados atualizados ao longo do dia.
O estado do Rio Grande do Sul permanece em estado de calamidade desde a semana passada. De acordo com o boletim divulgado nesta quinta-feira, 136 pessoas ainda estão desaparecidas, e o número de mortes continua aumentando. Atualmente, 67 mil pessoas estão abrigadas. O estado permanece em alerta para evacuações.
Cerca de 1 milhão de pessoas estão sendo afetadas pelas chuvas no Rio Grande do Sul, conforme o boletim. Além das enchentes, roubos e outros crimes estão agravando a situação da população gaúcha.
A violência também tem aumentado durante os dias de chuva no Rio Grande do Sul. Para reforçar a segurança, 400 agentes da Força Nacional chegarão ao estado nos próximos dias. Vídeos e relatos de furtos e violência têm circulado nas redes sociais. A Polícia Federal também continua atuando no combate à criminalidade no estado.
Na quarta-feira (8), o Rio Grande do Sul foi contemplado com 36 projetos no valor de R$ 1,4 bilhão, de acordo com o Ministro da Cidade, Jader Filho.