Entrou em operação um Hospital de Campanha instalado pelo Exército na cidade de Estrela, a cerca de 100 km de distância de Porto Alegre. Equipes médicas do Hospital Militar de Área de Porto Alegre e da Policlínica Militar de Porto Alegre estão apoiando os atendimentos. Esses profissionais atuam na recepção, triagem, ambulatório, sala de medicação, sala de observação e emergência. A instalação do Hospital de Campanha é parte dos esforços para apoiar a população gaúcha, atingida por fortes chuvas desde o último dia 30 de abril.
O Hospital de Campanha desdobrado em Estrela é composto por salas de triagem e recepção, ambulatório, área de medicação, sala de emergência e enfermaria para 40 leitos.
A instalação do Hospital de Campanha do Exército ajuda a aliviar a pressão sobre o hospital municipal, que teve parte das instalações alagadas. A equipe do Exército está tratando dos casos de média complexidade e os pacientes mais graves são evacuados para hospitais de maior porte.
Outros dois hospitais de campanha serão instalados pelo Exército no Rio Grande do Sul. As cidades de São Leopoldo e Eldorado do Sul irão receber os hospitais, que já estão sendo transportados da cidade do Rio de Janeiro.
Operação Taquari 2
O apoio de saúde à população gaúcha integra as ações da Operação Taquari 2, coordenada pelo Ministério da Defesa, e prossegue pelo tempo que for necessário.
O Exército Brasileiro atua desde o dia 30 de abril no apoio à população gaúcha que sofre com as chuvas torrenciais no estado. Entre as principais ações do Exército Brasileiro estão resgate e transporte de desalojados e de ribeirinhos.
A operacionalidade e o adestramento constante das tropas do Exército facilitam o apoio terrestre, aquático e aéreo mesmo sob condições climáticas adversas.