O Exército Brasileiro celebrou neste último domingo dia 28 de abril, o 79º aniversário da histórica conquista de Fornovo di Taro pela Força Expedicionária Brasileira (FEB) durante a Segunda Guerra Mundial. As últimas batalhas ocorreram nos dias 26 e 27 de abril, em Collecchio, e no dia 28 em Fornovo di Taro, na Itália.
Apesar da inferioridade numérica em relação às tropas do Eixo, o efetivo da FEB que se encontrava na região conseguiu cercar o inimigo. Após uma tentativa frustrada de rompimento do cerco pelos alemães, foi realizada uma rápida negociação para a rendição, nos dias 29 e 30 de abril, dos efetivos remanescentes de quatro divisões inimigas: a 148ª Divisão de Infantaria e a 90ª Divisão Blindada, alemãs, e a 1ª Divisão Bersaglieri e 4ª Divisão de Montanha “Monte Rosa”, italianas.
O número total de prisioneiros feitos pela FEB em Fornovo di Taro foi de 14.779, um feito até então inédito na 2ª Guerra Mundial. Além disso, foram recolhidos cerca de 4 mil animais e mil viaturas.
Em sua arrancada final, a FEB chegou à cidade de Turim e, em 2 de maio de 1945, na cidade de Susa, onde fez junção com as tropas francesas na fronteira franco-italiana.
A vitória da FEB em Fornovo é um marco na história militar brasileira. A manobra estratégica que provocou a rendição dos nazifascistas foi o coroamento das ações brasileiras nos campos de batalha da Itália.