Integrantes da cúpula petistas defendem que o presidente Lula da Silva (PT) faça gestos enfáticos e públicos mostrando que é a favor da cassação do mandato de Sergio Moro pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
A postura adotada pelo Palácio do Planalto de minimizar o caso e sinalizar que Lula não estaria acompanhando o tema de perto tem gerado críticas segundo a colunista Bela Megale, do O Globo, entre integrantes do partido. Petistas relataram ainda à coluna que irão ao presidente para pedir que ele sinalize publicamente a importância de Moro ser cassado.
A postura do presidente sobre o tema tem sido outra. Na semana passada, Lula não quis comentar o processo de cassação do ex-juiz, ao ser questionado sobre o assunto em um café com jornalistas.
— Eu não consigo me separar da figura do presidente e voltar a ser o cidadão Lula. Embora seja um tema que eu gostaria de falar muito, eu prefiro não comentar uma coisa que está tramitando na Justiça. O certo é que eu provei o que eu precisava provar e estou de volta à Presidência da República para fazer o que eu acho que tem que ser feito nesse país — respondeu.
No mês passado, o colunista Lauro Jardim informou que, em conversas privadas, o petista teria dito que a cassação de Moro pode ser um erro político.
O PT e o PL, de Jair Bolsonaro, movem uma ação para cassar o mandato de Moro no Senado por abuso de poder econômico na pré-campanha. O ex-juiz foi absolvido na primeira instância e, agora, o TSE dará a decisão final sobre o caso.