domingo 6 de outubro de 2024
Home / NOTÍCIAS / MP-BA mantém grau máximo de excelência em ranking nacional de Planejamento Estratégico
quarta-feira 15 de maio de 2019 às 12:21h

MP-BA mantém grau máximo de excelência em ranking nacional de Planejamento Estratégico

NOTÍCIAS


O Ministério Público do Estado da Bahia alcançou mais uma vez o maior grau de avaliação do Ranking do Planejamento Estratégico Nacional (Radar Estratégico) do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). Como no último resultado, referente ao ano de 2017 (divulgado em janeiro último), o Planejamento Estratégico (PE) do MP baiano em 2018 foi avaliado como “Excelente”, com 100% de atendimento aos critérios de análise.
O resultado foi anunciado hoje, dia 14, pelo conselheiro e presidente da Comissão de Planejamento Estratégico do CNMP, Sebastião Caixeta, durante a 7ª Sessão Ordinária de 2019 do Conselho. A avaliação significa que a Instituição está na linha de frente do Planejamento no âmbito do MP brasileiro. De 30 órgãos do MP analisados, pouco mais da metade (19) foi avaliada como “Excelente” –  entre 95% e 100% de aproveitamento –  e entre eles apenas dez alcançaram os 100%.
O Radar é um instrumento que mede os níveis de qualidade do Planejamento Estratégico do MP brasileiro, a partir da coleta de dados e do monitoramento de informações disponibilizadas pelos próprios órgãos via preenchimento de um formulário.
O documento questiona, por exemplo, sobre a existência de um Plano Estratégico, portfólio de projetos, mapeamento de processos, conteúdo e forma de construção do documento (se aberta e democrática com envolvimento de membros e servidores), além da estrutura do setor responsável pelo Planejamento, capacitação de integrantes da Instituição e alinhamento entre Plano e orçamento.
A procuradora-geral de Justiça Ediene Lousado ressaltou a importância do resultado. “Ratifica o compromisso do Ministério Público do Estado da Bahia em planejar sua atuação sempre para melhor atender às demandas da sociedade. Comprova, também, o trabalho dedicado da nossa Instituição na busca do melhor caminho e na adequada destinação dos recursos necessários para a realização dos objetivos institucionais, dentre os quais a manutenção da credibilidade social do MP”, disse.
Coordenador da Gestão Estratégica (CGE) do MP, o promotor de Justiça Fábio Velloso explicou que o PE foi gestado em 2004 e desde então passa por um processo permanente de aperfeiçoamento. Ele destacou que se trata de um resultado coletivamente construído.
“Enquanto resultado de esforços coletivamente articulados, esse ranqueamento do CNMP evidencia a consolidação da cultura de planejamento estratégico no âmbito de nossa Instituição”, afirmou.

Veja também

Eleições vão forçar reorganização na direita e na esquerda

Segundo artigo de Bruno Boghossian, da Folhapress, essas eleições devem empurrar a direita e a …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!