O Ministério dos Portos e Aeroportos e a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) vão investigar em conjunto a morte do cão Joca, da raça Golden Retriever, durante transporte feito pela companhia aérea Gol. A informação foi confirmada pelo ministro Silvio Costa Silva, na noite desta última terça-feira (23) e publicado pelo portal Itatiaia..
“A gente tá integrado com a Anac e criou um grupo de trabalho interno para averiguar e checar junto às companhias aéreas para o quanto antes isso [a morte do animal] seja esclarecido à sociedade brasileira”, afirmou o ministro, em vídeo divulgado pelo deputado federal deputado federal Fernando Marangoni (União Brasil).
O animal deveria ter ido de Guarulhos, em São Paulo, para Sinop, no Mato Grosso. Porém, Joca foi enviado para Fortaleza, no Ceará, onde inclusive teria sido deixado no sol. A Gol confirmou a morte do cachorro e disse que ela ocorreu por uma “falha operacional”. O trajeto, que seria de até 2h30, acabou sendo de cerca de 8h.
Leia mais: Como funciona o transporte de pets em aviões? Veja regras da ANAC e linhas aéreas
O ministro também afirmou que os dois órgãos criaram um grupo de trabalho para criar regras nacionais sobre o transporte de animais de estimação.
“A gente quer cada vez mais, com todos que defendem essa causa, pensar ao lado da Anac, políticas públicas em defesa da causa animal no Brasil, que é uma defesa de todo o povo brasileiro”, disse Silvio Costa, que estava ao lado do presidente da Anac, Tiago Sousa Pereira.
Após o caso, a companhia aérea Gol suspendeu o transporte de animais no porão de aeronaves por 30 dias. A suspensão do serviço “Dog&Cat + Espaço” começou nesta quarta-feira (24) e vai até dia 23 de maio. Segundo a Gol, os clientes que levam seus pets na cabine do avião não serão impactados.
Tutores de Joca desabafaram nas redes sociais
Giovana e João Fantazzini, tutores de Joca, de 4 anos, desabafaram sobre a morte do cãozinho de estimação. Segundo a mulher, o animal era de apoio de emocional.
“Acabou com a nossa família, ele era nossa família! Nada vai trazer nosso Joca de volta! Por um erro e falta de cuidado!”, finalizou. Na publicação, a tutora compartilhou o vídeo em que João segurava o pelo do animal enquanto ele ainda estava na caixa.
João Fantazinni também lamentou o ocorrido nas redes sociais. “O meu amor foi assassinado, minha melhor escolha, amor da minha vida. Você foi muito novo! Eu me lembro do dia que eu te peguei e a nossa conexão foi momentânea”, escreveu.
“Meu filho, me perdoa por ser egoísta de querer você ao meu lado! Você é o amor da minha vida para sempre! Minha saudade vai ser diária! Saudades de dar a sua maçã toda manhã, levar você para piscina e de cuidar de você diariamente! Obrigado por tudo meu companheiro!”, finalizou.
GOL lamentou morte
Em nota, a Gol lamentou a morte do cão e disse que oferece suporte aos tutores do animal.
“A GOL se solidariza com o sofrimento do tutor do Joca e de sua família. Entendemos a sua dor e lamentamos profundamente pela perda do seu animal de estimação. A companhia está oferecendo desde o primeiro momento todo o suporte necessário ao tutor e sua família. A apuração dos detalhes do ocorrido está sendo conduzida com total prioridade pelo nosso time”, informou a companhia.