O prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil), participou na manhã desta quinta-feira (18) da abertura do Connected Smart Cities Regional Nordeste, maior evento sobre Cidades Inteligentes do Brasil, que ocorre no Centro de Convenções da capital baiana. O gestor apresentou ações já realizadas pela Prefeitura nesta área, como a distribuição de tablets e chromebooks nas escolas municipais, e anunciou a implantação do Centro de Comando de Operações (CCO), que começará a ser construído nas próximas semanas no Subúrbio Ferroviário.
“Serão R$ 100 milhões investidos. Vai ser construído na Avenida Suburbana, na região do Lobato. Ontem, o CAF (Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe) aprovou o nosso contrato e já está enviando para a gente assinar. E aí, após a aprovação do Senado, a gente vai dar início a essa grande obra, que vai reunir todos os sistemas da Prefeitura. Desde o trânsito, o transporte público, a limpeza pública, as câmeras de monitoramento, o Samu. Todos os serviços do município serão controlados e operados a partir deste grande CCO, trabalhando de maneira integrada e mais eficiente”, disse Bruno Reis.
O Connected Smart Cities em Salvador tem uma temática especial, voltada para discutir as políticas públicas das cidades do Nordeste em tecnologia e inovação. O evento tem como público-alvo prefeitos, secretários e outras lideranças dos setores público e privado que comandam ações voltadas para o desenvolvimento das Cidades Inteligentes. Ao longo desta quarta-feira, serão 28 horas de conteúdo em seis palcos simultâneos, contando com 18 painéis e mais de 100 palestrantes.
Em sua apresentação, Bruno Reis destacou o Plano Diretor de Tecnologias da Cidade Inteligente (PDTCI), que reúne 75 programas e 50 objetivos, prevendo R$5 bilhões em investimentos em inovação na capital baiana. Como parte deste plano, Salvador já realizou, por exemplo, a criação do Hub no Comércio e de uma política de incentivos fiscais para atrair startups e outras empresas de tecnologia. Além disso, está finalizando a implantação da Infovia da Cidade Inteligente, com 800 km de fibra óptica, conectando prédios públicos à internet de alta velocidade e oferecendo wi-fi gratuito à população.
“Entendemos que a imersão na linguagem digital e na inovação tem que ser para ontem. Por isso, no nosso governo distribuímos 140 mil tablets, um para cada estudante do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental da nossa rede. Além disso, cada professor ganhou um chromebook, todos com pacote de dados de acesso à internet. Estamos implantando salas de informática em todas as escolas e introduzindo no aprendizado o uso de plataformas como o AVA e o Tech4Kids, de letramento digital”, afirmou Bruno Reis.
O prefeito também citou os próximos passos do PDTCI, com as implantações da Escola Digital de Salvador em parceria com o Senai Cimatec no Centro Histórico e do Hub do Subúrbio. Ambas as iniciativas visam formar novos talentos nas carreiras de tecnologia e inovação e vão se somar ao programa Salvador Tech, já existente, que possui 120 cursos em quatro trilhas de formação para que os soteropolitanos possam ingressar neste mercado de trabalho.
“Nós sabemos que os empregos do presente e do futuro estão mudando, e se a gente não inserir a nossa população neste novo cenário, vamos perder competitividade e vamos deixar passar uma grande oportunidade. Por isso, estamos investindo em qualificação na área de tecnologia, dando todo apoio possível, desde a infância até a fase adulta. Esse é o objetivo da Prefeitura de Salvador: sair na frente, ter uma posição de vanguarda no Brasil”, disse Bruno Reis.