terça-feira 21 de maio de 2024
O senador Sergio Moro durante discurso no plenário do Senado em março de 2023 — Foto: Adriano Machado/Reuters
Home / NOTÍCIAS / ‘Cadeia é coisa do teu pai’: Moro rebate provocação do filho de José Dirceu
quinta-feira 18 de abril de 2024 às 07:12h

‘Cadeia é coisa do teu pai’: Moro rebate provocação do filho de José Dirceu

NOTÍCIAS


O senador Sérgio Moro (União) rebateu, nesta última quarta-feira (17), um post do deputado federal Zeca Dirceu (PT-PR) feito no X, antigo Twitter, no qual o deputado afirmava que o ex-ministro da Justiça terá que “explicar o inexplicável” sobre acusações de suposto desvio de dinheiro público. Moro respondeu à mensagem provocando o pai do petista, José Dirceu, condenado por corrupção: “Cadeia é coisa do seu pai”, escreveu.

Um documento sigiloso elaborado pela Polícia Federal (PF) aponta que a Lava-Jato teria atuado de forma irregular para direcionar R$ 2,5 bilhões a uma fundação privada que seria gerida por integrantes da própria força-tarefa. O documento consta na correição instaurada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) sobre o funcionamento da 13ª Vara de Curitiba, onde atuava o então juiz.

Resposta de Sérgio Moro ao post de Zeca Dirceu — Foto: Reprodução X
Resposta de Sérgio Moro ao post de Zeca Dirceu — Foto: Reprodução X
 “Cassação ou cadeia? Ou melhor, ambas as coisas! Agora, Moro terá que explicar o inexplicável e o fará também na esfera criminal. Justiça seja feita”, havia postado Zeca Dirceu inicialmente.

O documento da PF foi usado para ajudar a embasar a apuração levada adiante pelo CNJ. Para a PF, o ponto de partida foi a abertura de um processo sigiloso, por Moro, para que valores oriundos de multas e acordos de leniência de empresas alvos da operação fossem repassado para a Petrobras.

Nesta terça-feira, o CNJ derrubou a decisão, tomada na véspera pelo corregedor-nacional de Justiça, Luis Felipe Salomão, de afastar os juízes federais Gabriela Hardt e Danilo Pereira Júnior, alvo das mesmas acusações. Oito dos quinze conselheiros defenderam essa posição. A decisão sobre abertura de Procedimentos Administrativos Disciplinares (PADs) contra eles e dois desembargadores será definida em outro momento, após pedido de vista do ministro Luís Roberto Barroso, que também integra o Supremo Tribunal Federal (STF).

Em nota, Sérgio Moro informou que o “fato objetivo descrito no relatório é que foram devolvidos diretamente de contas judiciais da 13a Vara de Curitiba para a Petrobras, vítima inequívoca dos crimes apurados na Operação Lava Jato, cerca de R$ 2,2 bilhões, sem que nenhum centavo tenha sido desviado. Idêntico procedimento foi adotado pelo STF à época”.

José Dirceu foi o ministro chefe da Casa Civil durante o primeiro governo Lula, entre 2003 e 2006. Ele acumula quatro condenações por corrupção: no escândalo do mensalão, em 2012; no Petrolão, em 2015; e duas decorrentes da Operação Lava-Jato, em 2016 e 2017, cujas penas somadas chegam a 31 anos.

No último dia 2, Dirceu marcou presença no Senado após 19 anos para participar de solenidade pela democracia. Ele foi convidado por Randolfe Rodrigues, senador e líder do atual governo Lula no Congresso Nacional. Em discurso, o ex-ministro deixou em aberto a possibilidade de um retorno às urnas em 2026.

Veja também

Bolsas da Ásia fecham em baixa, após otimismo com estímulos na China perder força

As bolsas asiáticas fecharam em baixa nesta terça-feira (21), uma vez que o recente entusiasmo …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas