Na noite da última terça-feira (16), o Plenário Cosme de Farias da Câmara Municipal de Salvador estava cheio de amigos e admiradores do promotor cultural Clarindo Silva. Todos foram prestigiar o homenageado, que recebeu a Medalha do Mérito Cultural, a única da Casa que ele ainda não tinha. Quem não pode ir, principalmente de outras cidades, gravou um vídeo de homenagem.
“Os orixás me permitiram homenagear este jornalista, escritor, poeta e compositor, mas Clarindo é muito mais que tudo isso. Ele é um ícone da Bahia, notabilizado pela sua luta constante em defesa do Centro Histórico e da cultura afro brasileira”, disse Evaldo Brito.
A medalha e o diploma foram entregues pelos filhos do homenageado. No agradecimento, Clarindo Silva recordou o seu passado de menino preto e pobre, tendo começado a trabalhar cedo como empregado doméstico e destacou as lutas que travou para manter a capital baiana com a sua cultura, sua tradição e sua beleza. “Agradeço a Deus por ele ter me permitido receber esta homenagem em vida e a dedico a todos que estiveram na caminhada comigo”, disse Clarindo.