sexta-feira 22 de novembro de 2024
Foto: Cesar Brustolin/SMCS/Prefeitura de Curitiba
Home / NOTÍCIAS / Fiocruz defende a retomada do Programa Nacional de Saneamento Rural
quinta-feira 18 de abril de 2024 às 06:03h

Fiocruz defende a retomada do Programa Nacional de Saneamento Rural

NOTÍCIAS


Em nota nota técnica, elaborada pelo Grupo de Trabalho Águas & Saneamento, vinculado à Vice-Presidência de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde, a Fiocruz ressalta a importância de retomar as discussões e implementação do Programa Nacional de Saneamento Rural (PNSR) no país. O grupo reafirma seu compromisso em contribuir na institucionalização e fortalecimento do PNSR e das políticas públicas de saneamento em todo o país.

O documento foi encaminhado em março de 2024 ao Ministério da Saúde. e tem por objetivo subsidiar os diálogos sobre o PNSR discutidos nas reuniões do Grupo da Terra – instituído pelo MS e que reúne técnicos das diversas Secretarias e Órgãos afins do MS, instituições do governo federal, pesquisadores e representantes dos movimentos sociais do campo e da floresta.

Baseado nos princípios do PNSR, a nota reconhece o saneamento básico como um direito humano e um impulsionador da promoção da saúde, da erradicação da extrema pobreza e um catalisador para o desenvolvimento rural solidário e sustentável.

O documento também destaca a importância do programa no que diz respeito às Doenças Relacionadas ao Saneamento Ambiental Inadequado (DRSAI) e pontua as atuais epidemias de dengue ocorridas no país, que têm relação direta com o saneamento em âmbitos comunitários e domiciliares, além da infestação de animais peçonhentos, evidenciando a necessidade de manejo integrado em comunidades e domicílios.

O Grupo de Trabalho também aponta uma série de considerações e recomendações. Leia a nota na íntegra no Portal Fiocruz .

Veja também

Se Bolsonaro for preso, qual é o risco de o Brasil enfrentar uma convulsão social?

As digitais de Jair Bolsonaro (PL) estão por toda a parte segundo Diogo Schelp, do Estadão, …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!