A conselheira do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE-BA), Carolina Matos, apresentou, nesta quinta-feira (11.04), na Universidade Corporativa Ministro Hermes Lima (Unicorp) do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia, o Projeto “Educação é da Nossa Conta” para a nova gestão, assumida pelo desembargador Jatahy Júnior. A conselheira destacou a importância do projeto, iniciado em 2017, para aperfeiçoar as ações de controle externo dos recursos e políticas públicas, e acrescentou que desde a sua implantação têm sido promovidas mudanças positivas na forma de fiscalização.
A pauta central da reunião foi a operacionalização da terceira edição do “Educação é da Nossa Conta – Na Estrada”, que ocorrerá no município de Juazeiro, no dia 26 de abril. A ação, iniciada em 2023, integra o Projeto Educação é da Nossa Conta e promove atividades de orientação e formação para gestores públicos, controle social e comunidade escolar acerca de políticas públicas educacionais. A iniciativa é vista como precursora de articulação entre os poderes e órgãos públicos, com foco nas dimensões de planejamento, governança e controle das políticas educacionais, e, para tanto, percorre diferentes territórios da Bahia de forma itinerante, já tendo por Alagoinhas e Itabuna, reunindo representantes diversos das regiões próximas àqueles municípios.
A conselheira Carolina Matos observou que o objetivo da reunião foi, além de aproximar as instituições, fortalecer a parceria entre o TCE/BA e a Unicorp/TJ na construção coletiva da iniciativa do “Educação é da Nossa Conta – Na Estrada”. “A Unicorp/TJ tem participado ativamente das ações, estando presente em todas as edições, por meio da oferta do minicurso Direitos Humanos e da construção de sentidos sociais para gestão e construção de políticas públicas”.
Na oportunidade, o desembargador Jatahy Júnior reafirmou a disposição da Unicorp de permanecer participando da iniciativa e comprometeu-se a estimular a divulgação do evento e a participação dos juízes locais da região de Juazeiro. Além de apoiar a iniciativa, o diretor-geral da universidade se mostrou-se bastante entusiasmado em estreitar os laços para novas atuações conjuntas.
Estiveram presentes, ainda, a coordenadora da Unicorp/TJ, juíza Isabella Lago, e a secretária-geral do órgão, Thaís Meireles, além de Aparecida Menezes, Aline Sonobe e Iara Icó, servidoras do TCE/BA.