A Comissão dos Direitos da Mulher da Assembleia Legislativa da Bahia aprovou, na reunião desta quarta-feira (10), três propostas de audiência pública e uma moção condenando o feminicídio contra Rosimeire Vieira. Do evento participaram as deputadas Soane Galvão (PSD) e Katia Oliveira (União Brasil) – presidente e vice-presidente do colegiado -, Cláudia Oliveira (PSD), Neusa Cadore (PT) Maria del Carmen (PT) e Ivana Bastos (PSD).
As audiências acertadas pelas integrantes da comissão versam sobre estratégias para aumentar a participação das mulheres na política, incentivando candidaturas e garantindo espaços nos espaços de poder; instruir as pré-candidatas baianas sobre as regras eleitorais em encontros itinerantes; e Maio Furta-cor, dedicado às ações de conscientização e incentivo ao cuidado e promoção da saúde mental materna.
Proposta por Neusa Cadore, Maio Furtacor será uma oportunidade de abordar os direitos maternos, valorizar o cuidado com a saúde mental das mães, e promover atividades de informação, reflexão que incentivem ações de acolhimento e valorização das diversas maternidades. “O mês de maio, dedicado à maternidade, corresponde a um período essencial para visibilizar as várias questões relacionadas ao tema”, afirmou.
O colegiado decidiu, também, protocolar uma moção condenando o feminicídio contra Rosimeire Vieira, assassinada em Marcionílio Souza pelo seu companheiro, que continua solto e ameaçando a família. A comissão foi procurada pela mãe de Rosimeire pedindo visibilidade ao caso.