sexta-feira 22 de novembro de 2024
Foto: Reprodução/TV Câmara
Home / DESTAQUE / Plenário da Câmara decide manter a prisão preventiva do deputado Chiquinho Brazão
quarta-feira 10 de abril de 2024 às 19:35h

Plenário da Câmara decide manter a prisão preventiva do deputado Chiquinho Brazão

DESTAQUE, NOTÍCIAS, POLÍTICA


A Câmara dos Deputados analisou nesta noite de quarta-feira (10), na sessão do Plenário, e a maioria decidiu manter a prisão preventiva do deputado Chiquinho Brazão (sem partido-RJ). Para revogar a prisão, era necessários os votos da maioria absoluta da Câmara (257 votos).

Chiquinho Brazão foi preso no dia 24 de março pela Polícia Federal por determinação do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, relator do inquérito sobre o assassinato da vereadora Marielle Franco e de seu motorista Anderson Gomes, em março de 2018. Na época, Brazão era vereador na capital fluminense. A prisão foi referendada pela 1ª Turma do STF.

O deputado é acusado de ser um dos mandantes do crime, ao lado de seu irmão, Domingos Brazão, conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro. O processo passou a tramitar no Supremo porque ambos têm foro privilegiado.

O Plenário deve votar o parecer da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ), de autoria do deputado Darci de Matos (PSD-SC), que recomenda a manutenção da prisão preventiva por crime flagrante e inafiançável de obstrução de Justiça com o envolvimento de organização criminosa.

Procedimentos

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-PI), esclareceu procedimentos para a deliberação sobre a manutenção ou não da prisão do deputado Chiquinho Brazão.

Ao seguir casos anteriores, Lira decidiu que falariam o relator do caso na CCJ, Darci de Matos, para leitura do parecer; o advogado do deputado, Cleber Lopes, que teve 15 minutos para falar.

Lira afirmou que, embora houvesse orientação de liderança, os líderes partidários não contararam com o tempo da bancada para fazer pronunciamentos.

Veja também

Sudene aprova liberação de recursos do FDNE para parques eólicos no Nordeste

A Sudene autorizou o pagamento de novas parcelas de financiamento, através do Fundo de Desenvolvimento …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!