sexta-feira 22 de novembro de 2024
Foto: Divulgação
Home / ELEIÇÕES 2024 / Russo Passapusso vereador? Grupo de Bruno Reis pode atrair cantor do BaianaSystem para disputa eleitoral
quarta-feira 10 de abril de 2024 às 08:16h

Russo Passapusso vereador? Grupo de Bruno Reis pode atrair cantor do BaianaSystem para disputa eleitoral

ELEIÇÕES 2024, NOTÍCIAS


Com intenção de diversificar os nomes filiados aos partidos e eventualmente fortalecer a composição da chapa proporcional para a disputa eleitoral em Salvador, a janela partidária reservou momentos inesperados na capital. Entre eles, um avanço feito por aliados do prefeito Bruno Reis (União Brasil) envolvia uma tentativa de aproximação com o cantor Russo Passapusso, integrante da banda BaianaSystem. A informação foi obtida nesta semana por Gabriel Lopes, do portal Bahia Notícias.

Segundo apuração da reportagem, uma importante liderança chegou a tentar contato com Russo para abrir um canal direto de diálogo. Com o afunilamento da relação, a ideia era ter o cantor filiado a uma sigla da base de Bruno e lança-lo como candidato em busca de uma cadeira na Câmara de Vereadores de Salvador. Conforme relato de um interlocutor do Palácio Thomé de Souza, o objetivo era aproveitar o “fenômeno BaianaSystem” em uma tentativa de agregar votos para a legenda.

O desenho, contudo, não passou de um rascunho. A liderança deu de cara com a parede e não conseguiu furar o bloqueio estabelecido pelo entorno de Russo, que deixou claro não ter a menor pretensão em disputar o pleito de outubro. Ainda de acordo com o relato de uma fonte próxima ao prefeito, a ideia era ter um diálogo direto com o cantor, algo que não aconteceu.

Conhecida por arrastar multidões ao redor do “Navio Pirata”, a banda BaianaSystem participou de um encontro inédito na abertura do Carnaval de Salvador este ano ao lado de Ivete Sangalo, Carlinhos Brown e o tradicional bloco afro Ilê Ayê. Além disso, o coletivo ganhou popularidade por seus versos de contestação ao sistema ao sistema político estabelecido atualmente, ao capitalismo e às desigualdades sociais.

E é nessa esteira que a banda emplacou um de seus maiores sucessos, a música Lucro (Descomprimindo). Com uma crítica direta ao processo de “concretização” das grandes cidades, BaianaSystem escreveu os versos “tire as construções da minha praia, não consigo respirar. As meninas de mini saia, não conseguem respirar. Especulação imobiliária e o petróleo em alto mar. Subiu o prédio eu ouço vaia”.

No início do mês, o cantor Russo Passapusso foi anunciado na nova formação do “Papo de Segunda”, no GNT. O programa debate assuntos diversos que envolvem o comportamento da sociedade contemporânea.

Músicos em alta em Salvador

O integrante do BaianaSystem não foi o único cantor a ser assediado pelos partidos ligados a Bruno Reis nos últimos meses. A articulação junto a nomes musicais parece mesmo ser uma tendência para a eleição municipal de 2024, com foco especial para os pagodeiros.

Isso porque os cantores Oh Polêmico, A Dama e Edcity serão candidatos a uma vaga na Câmara de Salvador. Os três artistas apoiarão a candidatura do atual gestor municipal para a reeleição. Apesar de não ter confirmado, Bruno vai disputar a reeleição e o anúncio oficial deve ser feito ainda no mês de abril.

Davison Nascimento, vocalista da banda Oh Polêmico, se filiou ao partido Democracia Cristã, DC, que integra a base de Bruno Reis. Em 2022, Polly foi um dos apoiadores da eleição de ACM Neto (União) para governador – após ter gravado o jingle da campanha de Jerônimo Rodrigues. Já Alana Sarah, A Dama, se filiou ao partido União Brasil. Enquanto Edcarlos Conceição, o Edcity, se juntou ao PP.

Vale lembrar que o também cantor de pagodão, Kannário mudou de lado no período da janela partidária. O pagodeiro que já foi filiado ao Democratas e ao União Brasil, anunciou sua filiação ao PSB, que é uma das aliadas de Jerônimo Rodrigues na Bahia. Ainda não há confirmação se ele será candidato em Salvador.

Veja também

Bolsonaro pode ser preso após indiciamento? Entenda os próximos passos do processo

Jair Bolsonaro (PL) foi indiciado pela Polícia Federal nesta quinta-feira (21) pelos crimes de abolição …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!