O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), participou de surpresa nesta última terça-feira (9) do primeiro dia da marcha estadual do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) pela reforma agrária e defendeu que os militantes levem suas reivindicações ao presidente Lula.
Segundo a coluna Painel, da Fabio Zanini, cerca de 3.000 trabalhadores sem-terra vão marchar mais de 110 km pela Bahia, das cidades de Feira de Santana a Salvador, em defesa da reforma agrária. A expectativa é que a caminhada termine dia 17.
Assista:
Rodrigues desejou boa caminhada aos participantes e disse não haver crime do movimento em marchar em defesa da reforma agrária.
O governador sinalizou apoio às cobranças ao governo. “Nós trouxemos o presidente Lula de volta. Mas é preciso que aquele voto que nós demos em 2022, para voltar o presidente Lula, para manter o mandato do deputado federal Valmir Assunção, tudo isso tem uma motivação na gente”, afirmou.
“É uma motivação simples. É difícil para muitos, mas para nós reconhecermos a caminhada do movimento é simples no sentido de dizer: o movimento quer ser ouvido. O movimento quer construir proposta. Eu peço a vocês que compreendam que, nesse momento, é fundamental que essa marcha faça chegar o recado ao presidente Lula: que vocês do movimento estão colados no projeto, mas que tem as reivindicações muito claras.”
Presente na marcha, Valmir Assunção elogiou o governador. “O ineditismo do gesto e o comprometimento demonstrado são muito valiosos. Em um cenário em que precisamos de agilidade nas políticas de reforma agrária, ter o Governador da Bahia como aliado é muito importante”, comentou.