O presidente Lula da Silva (PT) estabeleceu como prazo para concluir as obras da ferrovia Transnordestina até o primeiro trimestre de 2027. A data foi firmada durante a visita do petista a Iguatu, no Ceará, nesta sexta-feira (5) segundo Igor Cavalcante, Luana Barros, do Diário do Nordeste, para acompanhar os trabalhos no canteiro de obras.
O mandatário ainda assinou a ordem de serviço para construção do Ramal do Salgado da Transposição do Rio São Francisco.
O petista reforçou o prazo anunciado pelo presidente da Transnordestina Logística (TSLA), Tufi Daher Filho, de que, entre o fim de 2026 e o início de 2027, toda a obra estará concluída.
“Nós vamos terminar essa ferrovia e eu quero dizer que no ano que vem eu quero pegar o lugar mais longínquo do Piauí, entrar em um vagão, e vir até este local aqui para saber quanto é que falta. O compromisso da empresa é que podemos terminar isso ou até o final de 2026 ou até o primeiro trimestre de 2027, e eu quero dizer que, se depender do Governo, vamos terminar porque vamos cumprir todos os acordos firmados e não vamos permitir que faltem recursos”
LULA (PT) – Presidente da República
Lançada em junho de 2006 na cidade de Missão Velha, no Ceará, a ferrovia Transnordestina era orçada em R$ 4,5 bilhões e tinha prazo de conclusão para 2010, quando o Governo Lula planejava que os trens de carga estivessem interligando polos produtores do interior dos estados do Ceará, Piauí e Pernambuco aos portos das grandes Recife e Fortaleza.
Contudo, 14 anos depois, a obra ainda não foi concluída e já está orçada em R$ 14 bilhões, mais que o triplo do valor inicial.
Assista:
Obstáculos
Na visita a Iguatu, o presidente ainda relembrou o início da obra, que ele disse ter sido um pedido do ex-governador de Pernambuco Miguel Arraes em 1989 durante uma visita de campanha ao Crato, no Cariri cearense.
“Fiz 33 reuniões com o Cid Gomes, o Eduardo Campos e o Wellington Dias quando eles eram governadores, com a direção da Transnordestina e com a Dilma Rousseff, que era chefe da Casa Civil, e toda reunião surgia um problema: era questão ambiental, falta de licença, supressão da vegetação, falta de dinheiro desapropriação… Era um verdadeiro inferno colocar essa ferrovia para funcionar”, disse.
“Agora nós vamos inaugurar essa obra, não vai faltar recurso para a gente terminar porque é um compromisso meu com esse País. Eu não voltei para ser presidente da República para fazer a mesma coisa que eu já tinha feito, eu preciso fazer mais e melhor”
LULA (PT) – Presidente da República
“E agora fiquei mais feliz porque o Tufi disse que a ferrovia carrega carga, mas também pode ser preparada para carregar humano e ser um trem de passageiros para que as pessoas possam viajar mais confortavelmente de trem e de forma mais segura”, concluiu.