John Alfred Tinniswood, de 111 anos, nasceu em 1913, mora na Inglaterra e está entre os mais velho do mundo.
Apesar da idade avançada, John ainda consegue realizar a maioria das tarefas diárias de forma independente: levanta da cama sem ajuda, ouve rádio para acompanhar as notícias e ainda administra suas próprias finanças.
Segundo John, o segredo da sua longevidade é “pura sorte”.
“Ou você vive muito ou vive pouco, e não há muito que possa fazer a respeito”, disse ele.
Além de comer uma porção de peixe com batatas fritas todas as sextas-feiras, John diz que não segue nenhuma dieta específica: “Eu como o que eles me dão e todo mundo também. Não tenho uma dieta especial.”
John não fuma e raramente bebe álcool. Seu principal conselho para se manter saudável é praticar a moderação: “Se você bebe demais, come demais ou anda demais; se você fizer alguma coisa demais, acabará sofrendo”, disse ele.
Família e parentes de John
John foi casado durante 44 anos, com Blodwen, sua esposa faleceu em 1986. Segundo ele, uma de suas melhores lembranças é do casamento deles em 1942, um ano antes de ter sua filha, Susan. John agora tem quatro netos e três bisnetos.
O homem e a mulher mais velhos do mundo
No livro dos recordes, o homem mais velho de todos os tempos foi Jiroemon Kimura, que nasceu em 1897 e faleceu em 2013, no Japão. Ele viveu até os 116 anos e 54 dias.
Já a mulher viva mais velha do mundo e a pessoa viva mais velha em geral é a espanhola Maria Branyas Morera , que celebrou recentemente o seu 117º aniversário.
No Brasil, principalmente no Nordeste, existem diversas pessoas com 115, 120 e até 125 anos, mas elas fizeram registros anos depois, por isso, a aprovação para os livros dos recordes é muito mais burocrática.