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quinta-feira 4 de abril de 2024 às 11:00h

Veja gráfico de quais foram os temas das maiores campanhas de publicidade do governo em 2023

NOTÍCIAS, POLÍTICA


Uma análise realizada pelo Poder360 revelou que, em 2023, durante o mandato de Lula da Silva, houve uma redução de 61% nos fundos destinados às campanhas de prevenção à dengue em comparação com o ano anterior, 2022, quando Jair Bolsonaro estava no poder.

Contudo, observou-se um incremento nos investimentos para outras iniciativas de saúde pública. Notavelmente, a campanha de publicidade para incentivar a multivacinação foi a que obteve maior alocação de verbas.

Leia abaixo as principais campanhas de 2023:

Infográfico sobre a verba do Ministério da Saúde na campanha de combate à dengue

As informações são de levantamento do Poder360 com os dados do Sicom(Sistema de Comunicação de Governo do Poder Executivo Federal).

Com aumento de 141% na verba publicitária, a campanha de multivacinação passou a ser a 1ª do Ministério da Saúde, sob o comando da socióloga Nísia Trindade, no ranking das maiores verbas e também a com mais recursos de todo o governo federal em 2023.

A vacinação foi priorizada num momento em que o Brasil soava o alerta de uma baixíssima cobertura vacinal. De acordo com o Ministério da Saúde, houve, depois da campanha, aumento na cobertura de 13 das 16 principais vacinas ofertadas pelo PNI.

Redução de verbas

Os dados do Sicom (Sistema de Comunicação de Governo do Poder Executivo Federal) mostram uma redução nas verbas de divulgação em 2023.

Em 2022, o total gasto com publicidade federal havia sido R$ 633 milhões (em valores corrigidos pela inflação). Em 2023, a base de dados mostra um total de R$ 451 milhões.

Os dados acima não incluem recursos de publicidade de estatais, como a Petrobras. Deixaram de ser divulgados pelo governo em 2017 (quando representavam71% de tudo o que o governo gastava) num retrocesso de transparência.

O Poder360 fez também uma lista com os dados agrupados de todas as campanhas publicitárias do governo federal em 2023.

Metodologia

O Poder360 usou dados do Sicom(Sistema de Comunicação do Governo) e corrigiu todos os valores pela inflação. Só foram somados os gastos de publicidade com confirmação de veiculação.

Não é possível comparar pelos dados da Sicom as informações desta reportagem com as campanhas priorizadas em 2022 pela gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro(PL). A gestão anterior teve seu maior gasto com uma campanha chamada “Always On”, que envolvia divulgações de múltiplos ministérios, sem discriminar qual.

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