A Toyota ainda não tem muitos carros elétricos à venda, mas já pensa em diversificar. O presidente da Toyota na Tailândia confirmou na revista Quatro Rodas para 2025 o lançamento de uma Hilux elétrica.
Em 2022, durante as comemorações dos 60 anos da Toyota no país, apresentaram um protótipo da Hilux elétrica, ainda com cabine simples para sinalizar sua vocação para o trabalho. Agora, parece que o protótipo realmente vai avançar para as linhas de produção.
Nesta semana, Nariaki Yamashita, da Toyota Tailândia, confirmou à Reuters uma versão de produção da picape elétrica chegando. Também mencionou que, antes de entrar em produção, a Hilux elétrica passará por testes na cidade turística de Pattaya, no leste da Tailândia. A cidade deverá receber cerca de uma dúzia de picapes, que serão utilizada como veículos de transporte público como teste.
O anúncio da marca vem logo em seguida da divulgação do governo tailandês que sua principal concorrente, a também japonesa Isuzu, terá uma versão elétrica da picape D-MAX na Tailândia em 2025.
Apesar da Tailândia ser um mercado crucial para a Hilux, ele não é o único mercado significativo. A picape detém 30% do segmento europeu de picapes e também é líder entre as picapes médias no Brasil.
Emmanuel Beaune, chefe da divisão de veículos comerciais na Europa, revelou recentemente que foi consultado sobre a possibilidade de ter no mercado uma variante elétrica da picape. No Brasil, apesar da relutância das pessoas com modelos elétricos, a picape provavelmente se daria bem.