Nesta sexta-feira, 29 de março, a capital baiana completa 475 anos. Por isso, a Câmara Municipal de Salvador, por meio do Memorial, seguiu nesta semana com uma programação especial de visitas agendadas por escolas.
Na manhã da última quarta-feira (27), os alunos do 6º ao 2º ano dos ensinos fundamental e médio do Colégio Cidade tiveram uma mediação especial realizada por Railan Lima, Vanessa Carine e Judith Menezes, estagiários de História do Memorial da Câmara. Para consolidar o conhecimento de maneira didática e divertida, os alunos participaram de um “quiz” sobre a história da Câmara e de “caça ao tesouro”.
Durante a visita, os estudantes se mostraram impressionados com os achados arqueológicos, dentre eles duas alianças de pessoas escravizadas. Os objetos integram o acervo do espaço museal, que é aberto à visitação gratuita.
O professor de Artes Luiz Henrique de Souza afirmou: “É importante que eles saibam como realmente tudo começou. Salvador foi a primeira capital do Brasil. Depois, foi mudando para outros estados e aqui é uma atividade multidisciplinar para eles verem, de forma prática, o que já aprenderam em sala de aula”.
Nesta quarta-feira à tarde, o Memorial recebe outras turmas de estudantes para mais atividades comemorativas pelo aniversário da cidade. Essa iniciativa da Câmara Municipal de Salvador reforça o compromisso com a preservação da memória e a construção do futuro da cidade, que chega aos 475 anos.
O Memorial
O Memorial da Câmara Municipal de Salvador é um espaço aberto ao público que busca conectar os cidadãos soteropolitanos às atividades legislativas e proporcionar aos baianos e turistas uma experiência imersiva pela história da primeira capital do Brasil.
Localizado no Paço Municipal, na Praça Thomé de Souza, s/n, Centro, o museu funciona de segunda a quinta-feira, das 9h às 16h, e às sextas-feiras, das 9h às 14h. As
visitas em grupo, acompanhadas por mediadores, devem ser agendadas através do e-mail: memorialcamara@cms.ba.gov.br.