quinta-feira 9 de maio de 2024
Projeto do MP-BA já tramita na Casa Legislativa Foto: Vanner Casaes/Agência AL-BA
Home / DESTAQUE / Projeto do Ministério Público é recebido e será analisado pelo Legislativo baiano
quarta-feira 27 de março de 2024 às 19:38h

Projeto do Ministério Público é recebido e será analisado pelo Legislativo baiano

DESTAQUE, JUSTIÇA, NOTÍCIAS


A Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) recebeu o projeto de lei ordinária, de autoria do Ministério Público do estado, que dispõe sobre as condições para a conversão em pecúnia dos períodos de licença prêmio dos servidores das carreiras daquela instituição.

Em mensagem encaminhada ao presidente, o deputado estadual Adolfo Menezes (PSD), o MP-BA ressalta que, embora exista o direito à licença prêmio de três meses em cada período completo de cinco anos de exercício efetivo e ininterrupto, sem prejuízo da remuneração a favor dos servidores públicos civis do Estado, ocorrem casos em que a fruição do direito previsto em lei é negado pela administração pública sob o argumento de garantia do interesse público e à ininterrupção dos serviços.

“A Administração Pública vê-se compelida a indeferir, suspender ou interromper o exercício do afastamento funcional, gerando verdadeiro quadro de instabilidade jurídica e vencimental em desfavor do servidor”, diz o documento.

Por esta razão, o PL tem o propósito de garantir mecanismo legal de conversão em pecúnia dos períodos de licenças-prêmio cuja fruição não ocorra por motivação de especial interesse público, segundo condições estritamente indicadas. Segundo o MP-BA, a proposta se inspira, inclusive, em iniciativa semelhante à do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE-BA) em favor de seus servidores.

Ainda de acordo com a matéria, as despesas decorrentes da aplicação da lei serão arcadas a partir dos recursos orçamentários próprios do Ministério Público do Estado da Bahia.

Veja também

União Europeia concorda em usar fundos russos para armar Ucrânia

Rússia tem cerca de 200 bilhões de euros bloqueados na UE. Bloco pretende usar rendimentos …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas