O navio que provocou o desabamento da ponte Francis Scott Key, em Baltimore, nos Estados Unidos, nesta terça-feira (26), também se envolveu em um acidente no porto da Antuérpia, na Bélgica, em 2016.
As autoridades portuárias da cidade belga disseram que o navio porta-contêineres DALI atingiu um cais em 11 de julho de 2016, quando tentava sair do terminal de contêineres do Mar do Norte.
Uma inspeção do navio realizada na Antuérpia em 2016 descobriu que ele tinha um problema estrutural, que foi declarado como “danos no casco, prejudicando sua navegabilidade”, de acordo com dados publicados no Equasis, um banco de dados público para a indústria naval.
As autoridades portuárias ressaltaram que a embarcação permaneceu no cais para reparos por algum tempo após o incidente.
“Como regra geral, esses acidentes são investigados e os navios só podem partir depois que os especialistas determinarem que é seguro”, explicou um porta-voz do porto de Antuérpia à Reuters.
O comitê náutico belga, que investiga incidentes do tipo, não respondeu imediatamente a um pedido de comentário. Um porta-voz representando o proprietário do navio não foi encontrado até o momento.
A Reuters verificou que o navio visto no vídeo do incidente em Antuérpia em 2016, que foi compartilhado nas redes sociais, corresponde às imagens da Reuters e outras imagens do navio que colidiu com a ponte de Baltimore.
Site especializado relata acidente de 2016
O site de rastreamento de navios Vessel Finder relata que o navio porta-contêineres bateu em uma parede de pedra do cais na Bélgica devido ao impulso da popa.
A alisão (termo do direito marítimo para descrever quando uma embarcação em movimento colide com um objeto estacionário) ocorreu durante manobras de desatracação para saída do porto.
Após a colisão com o muro de pedra do cais, o navio sofreu danos na popa, segundo o Vessel Finder.
A embarcação permaneceu flutuando, mas algumas brechas perto da linha d’água exigiram reparos. Ninguém ficou ferido, ainda de acordo com o site especializado.
Segundo o Vessel Finder, o incidente ocorreu com condições climáticas boas.
Não há indicação de que o incidente desta terça-feira em Baltimore esteja relacionado com este evento na Bélgica.
O MS Dali, de propriedade da Grace Ocean Pte Ltd e administrado pela Synergy Marine Corp, colidiu com um dos pilares da ponte Francis Scott Key, derrubando um grande segmento de sua extensão de 2,5 quilômetros.
O navio foi fretado pela empresa de navegação Maersk no momento do incidente, informou a empresa dinamarquesa em comunicado. A Maersk disse que não poderia comentar o incidente na Antuérpia.