O foco da China no desenvolvimento de novas forças produtivas de qualidade e na promoção do desenvolvimento de alta qualidade criará grandes oportunidades para as empresas, tanto no país quanto no exterior, e injetará um forte impulso na recuperação e no crescimento da economia global, de acordo com o principal planejador econômico do país.
A China tomará medidas sólidas para acelerar o desenvolvimento de novas forças produtivas de qualidade, impulsionar a inovação industrial por meio da inovação tecnológica, acelerar a modernização dos setores tradicionais e promover os setores emergentes, disse Zheng Shanjie, chefe da Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma, no Fórum de Desenvolvimento da China 2024, aberto em Beijing neste domingo.
O país se esforçará para integrar as tecnologias digitais ao setor da economia real e integrar a manufatura avançada ao setor de serviços modernos, além de promover novos motores de crescimento em áreas como biofabricação, voos espaciais comerciais, novos materiais e economia de baixa altitude, disse Zheng.
Também serão feitos mais esforços para promover setores voltados para o futuro, abrir novos campos, como tecnologia quântica e ciências da vida, e lançar a iniciativa “inteligência artificial (IA) plus”, disse ele.
Zheng acrescentou que o país continuará a se esforçar para otimizar seu ambiente de negócios, buscar a abertura de padrões mais elevados, fortalecer a cooperação internacional em ciência e tecnologia e acelerar a formulação da lista negativa de investimentos estrangeiros para 2024.
À medida que as políticas macroeconômicas do país continuam a entrar em vigor, a economia garantiu um início robusto para este ano, com a melhoria da produção industrial e da demanda doméstica, enquanto a China também tem a confiança, as capacidades e as condições para cumprir suas metas de desenvolvimento estabelecidas para 2024, disse ele.