sábado 23 de novembro de 2024
- Foto: Divulgação / MME
Home / NOTÍCIAS / Avanços nas políticas do Brasil para a transição energética são reconhecidos por investidores internacionais
sexta-feira 22 de março de 2024 às 18:03h

Avanços nas políticas do Brasil para a transição energética são reconhecidos por investidores internacionais

NOTÍCIAS


s avanços nas políticas públicas desenvolvidas pelo governo brasileiro, voltadas à transição energética, foram reconhecidos por diversos representantes do setor privado nacional e internacional durante o painel “Brasil: Líder mundial das energias renováveis”, nesta última quinta-feira (21), na CERAWeek by S&P Global, em Houston, nos Estados Unidos. O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, apresentou as potencialidades do Brasil e o trabalho realizado para garantir regulação e estabilidade para atrair novos investimentos para o país.

“Nós temos uma grande oportunidade no Brasil e diante do mundo pelas nossas potencialidades já conhecidas, pelas nossas políticas públicas construídas ao longo de anos. Temos completa e total noção que é fundamental e imprescindível que a gente dê estabilidade ao investimento em um mundo globalizado. O investimento tem por natureza a liberdade de estar onde tem uma regulação mais segura, onde se sente mais confortável e corre menos riscos, e este é o nosso grande desafio”, afirmou Alexandre Silveira.

O ministro destacou que a transição energética é uma das grandes prioridades do governo do presidente Lula, ressaltando a importância dos investimentos e esforços na redução de emissões de gases e na produção de energia limpa e renovável, liderando, inclusive, o Sul Global frente ao mundo.

“O Brasil tem avançado fortemente em todas as áreas e vamos aproveitar a presidência do G20 e a COP 30 para mostrar as nossas potencialidades ao mundo e propormos uma transição equilibrada. Somos líderes em produção de energia limpa e de biocombustíveis. Avançar nestes setores é uma definição de governo, por isso é tão importante manter este diálogo constante com o setor produtivo”, disse Silveira.

Entre algumas políticas apresentadas pelo ministro está o Combustível do Futuro, aprovado na última semana pela Câmara dos Deputados, e que tem como objetivo descarbonizar a matriz de transportes e mobilidade no país. O Brasil também tem discutido projetos visando trilhar um caminho sustentável para desenvolver a indústria energética brasileira. Oportunidades em projetos de hidrogênio e a inclusão do Brasil na Aliança Global de Eólicas Offshore também foram exemplificadas.

Veja também

Esmeralda de quase 400 kg achada na Bahia deve ser devolvida ao Brasil após decisão da Justiça dos EUA

A Justiça dos Estados Unidos determinou na última quinta-feira (21) que uma esmeralda de 380 …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!