Os vereadores Maurício Trindade (PP) e Débora Santana (Avante), integrantes da Comissão de Saúde, Planejamento Familiar e Assistência Social da Câmara Municipal de Salvador (CMS), realizaram, na manhã da última quarta-feira (20), uma visita ao Hospital Martagão Gesteira.
De acordo com Trindade, que é presidente do colegiado, a instituição passa por sérias dificuldades. “O hospital tem mais de 200 leitos. Mas há uma crise gigantesca. Pois o repasse da Prefeitura de Salvador e do Governo do Estado da Bahia é de R$ 2 milhões. E esta verba não é suficiente. Inclusive, é necessária a ampliação do espaço de atendimento”, avaliou o parlamentar.
Já a vereadora Débora Santana, que também é enfermeira, disse que é preciso ter sensibilidade para ouvir as demandas do Martagão Gesteira e ter atenção quanto aos seus altos custos.
Os vereadores foram recepcionados pela presidente de Honra do Hospital Martagão Gesteira, Rosina Lobo, e pelo médico Carlos Emanuel, superintendente geral da instituição. Ela agradeceu a visita espontânea dos integrantes da Comissão de Saúde da CMS e explicou o trabalho do hospital ao longo dos seus quase 60 anos de existência.
Carlos Emanuel também ressaltou a importância da visita. “Merece elogios essa ação da Câmara Municipal de Salvador, através da Comissão de Saúde”, frisou.
Com atendimento através do Sistema Único de Saúde (SUS), o Martagão Gesteira tornou-se referência no atendimento pediátrico de alta complexidade na Bahia.