segunda-feira 23 de dezembro de 2024
Um funcionário municipal pulveriza contra o mosquito Aedes aegypti, vetor dos vírus dengue, zika e chikungunya, como medida preventiva na igreja Las Misericordias, na Cidade da Guatemala, em 30 de agosto de 2023 - Foto: AFP
Home / DESTAQUE / Salvador entra em estado de epidemia de Dengue
quarta-feira 20 de março de 2024 às 10:15h

Salvador entra em estado de epidemia de Dengue

DESTAQUE, NOTÍCIAS, SAÚDE


A cidade de Salvador entrou na lista dos municípios baianos que estão em estado de epidemia de Dengue. A informação foi confirmada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), nesta última terça-feira (19). A medida foi feita após a capital baiana registrar um aumento de casos prováveis de dengue, durante quatro semanas consecutivas. A análise foi confirmada na 10º Semana Epidemiológica, entre os dias 3 a 9 de março. Segundo a SMS, são 100 registros para cada 100 mil habitantes.

A região do Subúrbio ferroviário obteve um índice de infestação de 2,5, já Cajazeiras registrou 1,3 e o Centro Histórico da cidade obteve 2,0. O índice satisfatório vai de 0 a 0,9 de média infestação de 1,0 a 3,9 e o de alto risco acima de 4,0. Mesmo com esse registro, a SMS indicou que houve uma queda de 20,5% em relação a 2023, onde foram registrados 843 casos de dengue. Em 2024 são 674 confirmações.

A SMS informou que tem intensificado e empenhado esforços na Mobilização Salvador contra a Dengue em várias frentes de atuação, como estar com mais de 1,3 mil agentes de endemias nas ruas dos 12 Distritos Sanitários (DS) de Salvador com ações contínuas, de segunda à segunda, identificando, tratando e/ou eliminando focos; bem como conscientizando a população sobre a importância da participação ativa da mesma na mobilização Salvador Contra a Dengue, uma vez que mais de 75% dos focos ao Aedes, mosquito transmissor da dengue, estão dentro das residências.

Veja também

Foragido, cacique bolsonarista é preso na fronteira com a Argentina

Uma das figuras célebres dos movimentos de bolsonaristas que precederam os ataques de 8 de …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!