O Jequié se despediu do Campeonato Baiano no último sábado (16) ao ser eliminado pelo Bahia na semifinal. Passada a boa campanha na competição que rendeu a inédita vaga para a Série D do Brasileiro de 2025, o presidente do Jipão, o deputado federal Leur Lomanto Jr (União Brasil), revelou em entrevista a Gabriel Lopes e Leandro Aragão, do Bahia Notícias, que vai usar o restante do ano, já que o time voltará a jogar apenas na próxima temporada, para criar as divisões de base.
“Era um sonho que eu tinha como presidente. Passei excelentes momentos com a ADJ, também passei momentos difíceis quando o time caiu para a segunda divisão na minha gestão. Então, eu tinha uma meta que era colocar o clube numa competição nacional. Agora, um outro sonho que eu tenho e o clube tem também, e que é fundamental para a sobrevivência de qualquer clube de futebol, é a criação das divisões de base. A prioridade nesse momento do planejamento é fazer de tudo para estruturar as categorias de base do ADJ, com um campo de treino. Enfim, dar um foco para dar uma estrutura melhor na formação do atleta. Esse é o nosso objetivo principal nesse momento”, declarou na entrevista.
Ainda segundo o presidente, a ideia da iniciativa é gerar nova fonte de renda para o clube. A receita será importante no ano em que o clube terá um calendário recheado de disputas. Vale lembrar que a equipe ainda pode disputar a Copa do Brasil caso Bahia ou Vitória conquistem a Copa do Nordeste.
“A gente sai de um campeonato difícil, de nível elevadíssimo, como brinco sempre, com água batendo perto do nariz já. Mas a gente vai buscar energia para tentar estruturar a questão do departamento das divisões de base, porque acredito que esse é o foco que todo clube de futebol deve ter, porque é o que gera receita e renda para o clube”, completou.
Melhorias no Estádio Waldomiro Borges
Com a disputa da Série D do Brasileiro marcada para o ano que vem, Leur tem trabalhado nos bastidores políticos tanto municipais quanto estaduais para que o Estádio Waldomiro Borges ganhe novas melhorias.
Para a disputa do Baianão deste ano, a praça esportiva teve suas arquibancadas ampliadas passando a comportar 4.035 pessoas. A obra foi realizada através de emenda parlamentar do próprio deputado. No entanto, o próximo passo é reformar o sistema de iluminação.
“Com relação ao Waldomiro Borges, nós já fizemos do ano passado para esse uma ampliação nas arquibancadas, que eram para 3 mil pessoas e passaram para pouco mais de 4 mil, fruto de emenda parlamentar nossa. Fizemos também algumas melhorias na própria infraestrutura do estádio. Mas ainda precisa melhorar a iluminação, que já foi trocada, mas não ficou adequada. Talvez tenha que fazer um investimento na troca da localização dos postes para ter uma iluminação melhor”, afirmou. “Eu tenho conversado muito com o prefeito Zé Cocá (PP) sobre isso e ele também entende a necessidade de uma futura ampliação para ter uma maior capacidade, já que temos essa necessidade, porque vamos participar de uma competição a nível nacional. Estamos abertos para conversar também com todos os órgãos do governo do estado, se quiserem contribuir na ampliação do estádio”, comentou ao Bahia Notícias.