A SouthRock entrou com pedido de recuperação judicial da rede de lanchonetes Subway no Brasil. A decisão ocorreu após a matriz norte-americana cancelar o contrato de licenciamento que a companhia tinha com a rede. A dívida informada da operação é de R$ 482 milhões.
A SouthRock já havia entrado no final do ano passado em recuperação judicial junto ao Tribunal de Justiça de São Paulo, em processo que incluiu algumas das marcas que opera no Brasil, como o Starbucks e o TGI Fridays. Na ocasião, porém, havia deixado o Subway de fora.
No novo pedido, a SouthRock afirmou que “um pequeno grupo de credores entendeu por bem interromper as negociações e conversas que até então vinham sendo mantidas e passou a perseguir, de maneira forçada e unilateral, a imediata satisfação de seus créditos”. Após isso, a proprietária global da marca pediu a rescisão do denominado “Forbearance Agreement”, que dava direito a exploração das franquias do restaurante.
Entenda a crise
A SouthRock é franqueadora das marcas: Starbucks, TGI Fridays, Brazil Airport, Brazil Highway e do Eataly.
O pedido de recuperação judicial da SouthRock foi solicitado formalmente em novembro de 2023, com uma dívida registrada de R$ 1,8 bilhão. O pedido foi aceito pela Justiça em dezembro.
Agora, a recuperação judicial do Subway no país foi requisitada de forma paralela pela empresa. No pedido apresentado nesta semana à Justiça, a controladora aponta que a rede de lanchonetes sofreu uma forte queda no faturamento com o fechamento de lojas durante a pandemia. A rede também sofreu com a falta de linha de crédito e a dificuldade de alguns parceiros comerciais.
“O excesso de endividamento, a baixa lucratividade decorrente do fechamento de seus restaurantes por diversos meses no ano de 2020 em função da covid 19 – o que, por si só, representou a queda de aproximadamente 95% nas vendas e a inadimplência por parte de seus parceiros comerciais – e a impossibilidade de obtenção de novas linhas de crédito, comprometeram a capacidade de as sociedades do Grupo SouthRock honrarem seus compromissos financeiros”, escreveram os advogados da empresas no pedido de recuperação judicial.
No documento, a empresa diz que a Subway possui quase 40 mil lojas em todo o mundo, sendo mais de 1.600 unidades no Brasil.
Matriz afirma que nada muda no Subway no Brasil
Em um comunicado à imprensa, a Subway Corporate informou que o contrato da franquia master da rede no país havia sido rescindido desde outubro de 2023, quando a SouthRock solicitou a suspensão dos pagamentos para credores, e que nada muda na operação do Subway.
“Dessa forma, o pedido de recuperação judicial apresentado por algumas entidades do grupo SouthRock afeta apenas tais entidades e não diz respeito à Subway Corporate”, diz o comunicado. A proprietária global da Subway acrescenta ainda estar “comprometida com o crescimento e o sucesso a longo prazo dos franqueados no país”.