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Foto: Divulgação/Ministério dos Transportes
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quinta-feira 14 de março de 2024 às 19:35h

Ministério dos Transportes conhece experiência bem-sucedida em segurança viária em rodovias na Espanha

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Para além de apresentar os projetos rodoviários aos principais atores do mercado espanhol, a delegação do Governo Federal liderada pelo ministro dos Transportes, Renan Filho, em missão em Madri desde o início da semana, tem como foco a troca de experiência e parcerias com as melhores empresas do setor. Nesta quinta-feira (14), o grupo conheceu os Túneis de Guadarrama, na rodovia AP-6, que liga a capital ao noroeste da Espanha. No local, foi construído um terceiro túnel sob a Serra de Guadarrama e a adaptação dos dois túneis pré-existentes, como forma de aumentar a capacidade do corredor da rodovia, garantindo a segurança viária.

A construção inovadora é da Castellana de Autopistas, S.A., empresa do Grupo Abertis, que, desde 2008, atua em cinco concessões de rodovias federais no Brasil por meio da concessionária Arteris, incluindo a Fernão Dias (BR-381/MG/SP, que liga Belo Horizonte a São Paulo), e a Régis Bittencourt (BR-116/SP/PR, de São Paulo a Curitiba), importantes corredores logísticos da Região Sudeste.

“São parceiros muito relevantes para o nosso país, com quem pudemos debater as novas oportunidades de investimentos em infraestrutura no Brasil, novas tecnologias e melhorias”, afirmou o ministro Renan Filho, que se reuniu com Florentino Pérez, presidente do Grupo ACS, do qual faz parte a Abertis.

A concessionária também administra a Autopista Fluminense (BR-101/RJ, na divisa entre Rio de Janeiro e Espírito Santo); Litoral Sul (BR-116/376/PR e BR-101/SC, de Curitiba a Palhoça), que inclui a obra do Anel Viário de Florianópolis – maior obra rodoviária em andamento no país; e Planalto Sul (BR-116/PR/SC, na divisa entre Santa Catarina e Rio Grande do Sul; além de contar com contratos estaduais pelo país e concessões que abrangem cerca de 8 mil quilômetros de vias em 15 países da Europa, América e Ásia.

Durante a agenda técnica a uma das concessões do grupo, a delegação do Ministério dos Transportes conheceu o centro de atenção remota de pedágio, as galerias de evacuação, sistemas de iluminação, ventilação e contra incêndio.

Bilaterais

Após a visita, os brasileiros deram continuidade à série de reuniões bilaterais com executivos. Dessa vez, os interlocutores foram os representantes do Santander Corporate & Investment Banking, divisão do Grupo Santander responsável por oferecer serviços financeiros a clientes corporativos e institucionais em todo o mundo.

Na sequência, a equipe teve a oportunidade de dialogar e apresentar oportunidades de investimento no Brasil a acionistas da Roadis, referência no setor, com mais quase 2 mil quilômetros de estradas sob gestão em seis países, incluindo o Brasil, onde atua por meio da Via Bahia na administração das BR-116/324/BA e BA-526/528.

O objetivo dos encontros é mostrar o potencial do mercado de infraestrutura de transportes brasileiro, por meio das inovações regulatórias propostas pela gestão e a carteira de 13 leilões rodoviários previstos para 2024, o que representa um aporte de R$ 122 bilhões (aproximadamente € 22,5 bilhões) em recursos privados para melhorias na malha viária federal. “Percebemos que as empresas desejam ampliar os investimento no Brasil, elogiam nossos projetos, a carteira de investimentos, entendem que o país é um celeiro de oportunidades para o mundo”, reforçou Renan Filho.

Missão

Encerrando as atividades da missão do Governo Federal na Espanha, a sexta-feira (15) será marcada por uma série de atividades com o Grupo Acciona, referência global de desenvolvimento e gestão de soluções sustentáveis de infraestrutura, especialmente em energia renovável. A delegação brasileira terá a oportunidade de apresentar novamente o pipeline de projetos rodoviários, e também abrir o diálogo para parcerias nas áreas de engenharia e sustentabilidade. Fechando a programação, o grupo fará uma visita técnica ao centro de inovação e de tecnologia da concessionária, onde são projetadas infraestruturas sustentáveis preparadas para os efeitos de emergências climáticas.

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