segunda-feira 25 de novembro de 2024
Foto: Reprodução / CS Portos
Home / NOTÍCIAS / Portos arrendados em Salvador e Aratu são selecionados para receber obras através do novo PAC; saiba detalhes
quinta-feira 14 de março de 2024 às 17:02h

Portos arrendados em Salvador e Aratu são selecionados para receber obras através do novo PAC; saiba detalhes

NOTÍCIAS


O Novo Pac Seleções, projeto do governo federal que realiza obras e empreendimentos, anunciou os novos contemplados recentemente. E entre os alocados na Bahia, estão espaços ligados ao setor de Portos. Segundo Maurício Leiro, do portal Bahia Notícias, que teve acesso aos projetos que receberão investimentos, são totalizados 10 no segmento.

Entre eles, alguns estão arrendados para a iniciativa privada e, mesmo assim, irão receber valores destinados para a realização de obras nos equipamentos. Localizados nas cidades de Salvador, Candeias e Ilhéus, os portos têm modalidades diferentes, desde o arrendamento para a atuação privada, dragagem, cais e molhes – obra marítima de engenharia hidráulica que consiste numa estrutura costeira – e de investimentos de terminais outorgados pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ).

Em Salvador, foram selecionados alguns que estão arrendados, como o Terminal Marítimo de Salvador SPE S.A, Tecon Salvador S.A e a Intermarítima Portos e Logística S.A. Além disso, a recuperação da plataforma do cais comercial e a reforma da pavimentação da Retroárea também tiveram o olhar do governo federal. Em Ilhéus, a dragagem de aprofundamento e o terminal Bamin foram contemplados.

Já em Candeias, o Atu 12 SPE S.A e o Atu 18 SPE S.A, administrados pelo CS Portos, foram alvos de seleção, assim como o Ultracargo Logística S.A – Terminal Químico de Aratu. Sem descrever o que será feito precisamente nas intervenções, o PAC apontou que os projetos foram classificados na categoria “obra”, indicando ainda a modalidade de cada projeto.

Ao todo, a Bahia receberá investimentos do Governo Federal e terá 716 obras espalhadas pelo estado. Os projetos estão divididos em saúde, educação, esporte e cultura. Os benefícios vão alcançar mais de 12,7 milhões de baianos, aproximadamente 90% da população do estado. Cerca de 335 cidades baianas foram contempladas pelo projeto. O estado inscreveu propostas em todas as modalidades.

No total, foram selecionadas 6.778 obras e empreendimentos nos 26 estados e no Distrito Federal, alcançando 59% dos municípios brasileiros. As seleções priorizaram a cobertura de vazios assistenciais, além dos critérios de cada modalidade, conforme divulgado no lançamento do programa.

Veja também

Expulsão de migrantes dos EUA pode custar caro para a economia

A expulsão em massa de migrantes que o presidente eleito dos EUA, Donald Trump, tem …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!