O presidente Lula da Silva (PT) aproveitou seu happy hour com senadores, nesta semana, para mostrar segundo a coluna de Bela Megale, do O Globo, sua insatisfação com o fato de o Congresso ter se apoderado de grande parte do orçamento federal.
O presidente lembrou da época em que foi deputado federal (1987 -1991) e destacou que, naquele período, era do oposição e que “não tinha nada de emenda parlamentar”. Lula falou sobre o controle de quase R$ 50 bilhões que estão nas mãos de senadores e deputados.
— Na minha época eu era oposição e não tinha nada disso de RP-9, RP-10, RP sei lá quanto — disse o petista, em tom irônico, mas mostrando certa irritação, segundo presentes revelaram para a colunista.
A fala foi vista como um recado direto para senadores do Centrão. No início do ano, parlamentares do grupo se irritaram com o veto de R$ 5,6 bilhões em emendas parlamentares de comissão feito por Lula.
Como publicou o jornal O Globo, mesmo com o veto, os parlamentares destinaram um quinto de todos os recursos livres do Orçamento da União para 2024 sancionado pelo presidente Lula.