quarta-feira 8 de maio de 2024
Home / POLÍTICA / Presidente da AL-BA critica cortes em universidades e defende Ufba
sábado 4 de maio de 2019 às 13:24h

Presidente da AL-BA critica cortes em universidades e defende Ufba

POLÍTICA


O presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), deputado estadual Nelson Leal não concordou com a redução de verbas anunciada para a Universidade Federal da Bahia (Ufba) e demais federais do país. O corte foi proposto pelo Ministério da Educação Abraham Weintraub.

“O Brasil só dará um salto de produtividade e na qualidade de vida da nossa gente com investimento maciço em educação – como fizeram todos os países desenvolvidos”, disse Leal. O parlamentar ainda defendeu que a posição contrária ao corte é largamente majoritária na AL-BA.

“Quem tem recursos, avança, enquanto os mais pobres se perpetuam na pobreza por falta de acesso à educação. Todos os países que superaram a pobreza investiram muito em educação”, frisou Leal ]. O presidente da ALBA defendeu enfaticamente mais investimentos em educação: “Como vamos avançar se reduzirmos as verbas para as universidades?”. E defendeu uma ação política para barrar esse corte severo nas despesas de custeio da Ufba e demais universidades atingidas pelo MEC.

O deputado estadual lamentou o bloqueio de R$ 37,3 milhões e acrescentou que a instituição baiana é uma universidade com uma história reconhecida, pioneira, que sempre esteve na vanguarda cultural do Brasil. É uma instituição com cerca de 40 mil alunos, em Salvador, Camaçari e Vitória da Conquista, 105 cursos de graduação e 136 de pós-graduação. No ranking de desempenho, é a primeira universidade do Nordeste e a 10ª do Brasil. “Portanto, merece respeito, disse Leal.

Veja também

‘Risco Michelle Bolsonaro’ acende alerta de petistas sobre efeitos de cassação de Moro

Aliados do presidente Lula da Silva(PT) podem não admitir publicamente, mas já fazem em conversas …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!
Pular para a barra de ferramentas