O Exército Brasileiro atua em cooperação com as Forças Armadas do Suriname para a implantação da primeira turma no Curso de Comando e Estado-Maior. Na última semana, a Escola de Comando e Estado-Maior do Exército Brasileiro (ECEME) iniciou o primeiro bloco de instruções, por meio de videoconferência, para a capacitação de lideranças militares do Suriname. A cooperação foi solicitada pelo Instituto de Educação de Defesa do Suriname (Instituut voor Defensie Opleidingen), como parte das ações de modernização de suas Forças Armadas de seu Ministério da Defesa.
Ao longo do ano de 2024, militares e professores brasileiros conduzirão instruções sobre temas como: geopolítica, inteligência estratégica, processo de planejamento e condução das operações terrestres, operações conjuntas e logística no nível estratégico e operacional. A cooperação, supervisionada pelo Estado-Maior do Exército, também envolve a participação do Instituto Meira Mattos, instituto de pós-graduação da ECEME.
A cooperação com nações do entorno estratégico brasileiro amplia as redes de relações institucionais do Exército com as forças armadas de aliados regionais. A parceria para a criação do Curso de Comando e Estado-Maior do Suriname fomenta a alta especialização e profissionalismo de militares do Brasil e de nações amigas, fortalecendo os laços de camaradagem e amizade entre os países.