domingo 17 de novembro de 2024
Foto: FIEB/Divulgação
Home / NOTÍCIAS / Nova unidade do Sistema FIEB é inaugurada no sul da Bahia
segunda-feira 26 de fevereiro de 2024 às 17:49h

Nova unidade do Sistema FIEB é inaugurada no sul da Bahia

NOTÍCIAS


Unidade Integrada Max Feffer é dotada de escola de ensino básico do SESI e de escola técnica do SENAI, além de escritório do IEL e da FIEB

O presidente da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), Carlos Henrique Passos, inaugurou nesta sexta-feira, 23.02, a Unidade Integrada Max Feffer, em Teixeira de Freitas. Trata-se da sétima unidade integrada do Sistema FIEB no interior, que se soma às de Vitória da Conquista, Barreiras, Luís Eduardo Magalhães, Juazeiro, Camaçari e Ilhéus.

Foto: FIEB/Divulgação

Localizada na Avenida São Paulo, nº 558, a Unidade Integrada Max Feffer representa um investimento de R$ 4,6 milhões em obras de construção e requalificação de estruturas existentes. É formada por escola de educação básica do Serviço Social da Indústria (SESI), centro de formação profissional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), escritório do Instituto Euvaldo Lodi (IEL) e um Núcleo de Serviços da FIEB. O SESI também oferece os serviços de Saúde e Segurança na Indústria (SSI), voltados para empresas e trabalhadores da indústria.

“Estamos inaugurando mais uma unidade integrada do Sistema FIEB para que a gente possa contribuir para o desenvolvimento econômico e social da Bahia. Esta unidade integrada do Sistema FIEB inclui uma escola do SESI de ensino regular, uma escola técnica do SENAI e uma unidade de atendimento do IEL. Todo esse sistema tem uma lógica de constituição”, destacou o presidente da FIEB, Carlos Henrique Passos.

Convidou todos os industriais a participarem e expressarem suas demandas para que o Sistema FIEB possa oferecer serviços aderentes. “Esperamos contar com este compromisso dos empresários”, disse.

Foto: FIEB/Divulgação

Passos lembrou que faz parte do planejamento estratégico da entidade interiorizar os serviços do Sistema FIEB. “A inauguração desta unidade aqui é uma ação prática dessa interiorização. Nossa presença na região do extremo-sul também contribui para fazer chegar àqueles que de fato contribuem para a formação do Sistema Indústria, que são as empresas, os serviços que nós dispomos para promover o desenvolvimento do setor na Bahia”, destacou o presidente Carlos Henrique Passos.

O presidente está em visita à região, acompanhado dos executivos das entidades do Sistema FIEB – SESI, SENAI E IEL – e representantes da diretoria da FIEB. A programação, iniciada com encontro com empresários – Agenda da Indústria – em Eunápolis, no dia 21.2, encerrou com a realização da Agenda da Indústria em Teixeira e a inauguração da unidade Max Feffer. A comitiva também manteve encontros com lideranças políticas e participou de visitas a empresas da região.

Nós estivemos em Eunápolis, reunidos com os empresários locais, tivemos a oportunidade de visitar a Veracel, a Suzano e a Usina Santa Maria e nos reunimos com os empresários de Teixeira. Tudo isso mostra o empreendedorismo dessa região, que é muito forte e que nós precisamos oferecer, através do Sistema FIEB, melhorias para o ambiente industrial, oferecendo capacitação profissional, formação escolar para as famílias dos industriários, mas também discutir com eles o que é que nós podemos buscar, com o apoio de prefeituras, governo estadual, governo federal apoio e infraestrutura para que essas empresas possam se desenvolver”, acrescentou Passos.

Pequenas e médias empresas

O desenvolvimento das indústrias do interior do estado, especialmente as de micro e pequeno portes, é um dos pilares da atuação do Sistema FIEB. Para atingir este objetivo, empresas e comunidade contam com os serviços das entidades do Sistema Indústria – Serviço Social da Indústria (SESI), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), Instituto Euvaldo Lodi (IEL) e FIEB -, que oferecem formação, qualificação, desenvolvimento de pessoas e empresarial e consultoria técnica especializada em diversas áreas.

“O grande desafio para a indústria é melhorar a sua competitividade. E isso passa pela formação e qualificação de pessoas, além da capacitação e desenvolvimento empresarial. Nossas entidades estão preparadas para oferecer tudo isso. Ao inaugurar esta unidade de Teixeira de Freitas, estamos cumprindo também a nossa promessa de chegar mais perto das pequenas indústrias, principalmente aquelas que estão no interior do estado e não conseguem ter acesso a mecanismos que possam auxiliá-las na alavancagem dos seus negócios”, destaca Carlos Henrique Passos.

Além de levar para o município e sua microrregião os serviços do Sistema Indústria, a Unidade Integrada Max Feffer também chega com novos conceitos em sustentabilidade. O projeto foi concebido seguindo os parâmetros do Plano de Eficiência Energética do Sistema FIEB, visando a otimização do consumo de energia elétrica, o que inclui a construção de uma usina fotovoltaica com potência de geração de 100 KWp.

Expansão da rede de educação do SESI

A Escola SESI Maria Odília Teixeira é a 12ª unidade de ensino da Rede SESI na Bahia e iniciou as atividades letivas em 2024, oferecendo 260 vagas, do 6º ano do Ensino Fundamental II até a 1ª série do Ensino Médio.

A implantação da nova escola de Teixeira de Freitas faz parte de um plano de expansão do SESI na área de educação, que prevê dobrar o número de matrículas na rede de 10 mil para 20 mil vagas anuais até 2027. Para isso, além de Teixeira de Freitas, novas escolas serão construídas em cidades como Guanambi, Jequié e Alagoinhas, nos próximos anos.

O SESI também oferece um programa gratuito e com uma metodologia inovadora para a elevação da escolaridade de pessoas com mais de 18 anos, por meio da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Em Teixeira de Freitas, no ano de 2023, foram 586 pessoas matriculadas na EJA. São jovens adultos que puderam concluir o Ensino Fundamental Anos Finais (6º ao 9º ano) e o Ensino Médio (1º ao 3º ano).

Durante a inauguração, Glauber Marques da Silva, aluno do 9º ano da escola e o primeiro a se matricular na instituição, fez um discurso falando o que motivou ele e sua família a escolherem a escola. Animado com a possibilidade de poder praticar educação tecnológica por meio da robótica educacional, ele falou da sua surpresa ao descobrir a possibilidade de ter contato com as novas tecnologias. “É a primeira escola em que poderei ter contato com uma disciplina tecnológica”, destacou.

“Além de ser uma escola totalmente nova em Teixeira, eu e minha família avaliamos que esta seria uma instituição de futuro e capaz de oferecer oportunidades diferenciadas às crianças e adolescentes”, contou. Diante disso: “me prontifiquei a experimentar novas oportunidades e tomar um novo caminho”, acrescentou.

Segurança e Saúde

Já na área de Saúde e Segurança na Indústria, 295 empresas das duas regiões foram atendidas, até novembro do ano passado, em serviços como SESI Viva+, saúde ocupacional, treinamentos em Normas Regulamentadoras e palestras em Saúde e Segurança do Trabalho, imunização, higiene ocupacional, entre outros.

Para 2024, a meta é ampliar o número de empresas atendidas na região em cerca de 10%. O total de trabalhadores e dependentes atendidos, a perspectiva é chegar a 15 mil pessoas em 2024. Em 2023, esse total foi de 13,6 mil.

Em Teixeira de Freitas, o SESI atendeu em SST 4.507 trabalhadores, de 26 empresas, e, em Eunápolis, 3.756 trabalhadores, de 54 empresas.

Na nova unidade do SESI de Teixeira de Freitas, na área de Saúde e Segurança na Indústria, o SESI disponibiliza para as empresas industriais Programas de Gestão em Saúde e Segurança do Trabalho, a exemplo do SESI Viva +, SESI Regulariza, Higiene Ocupacional; Ergonomia e Promoção da Saúde, como imunização, ginástica laboral e apoio na realização das diversas ações nas SIPATs, além de consultoria em Saúde e Segurança no Trabalho (SST).

SENAI de Teixeira de Freitas  oferece capacitação em diversas áreas

O Centro de Formação Profissional do SENAI de Teixeira de Freitas funciona desde 2018 e desde então já capacitou mais de 4.411 alunos. A estrutura passou por requalificação e tem capacidade para três turmas simultâneas, totalizando 90 alunos em cada turno.

Durante a inauguração, Felipe Costa, aluno do curso de mecânico de máquinas industriais, desenvolvido em parceria com a Suzano, falou da sua experiência de aprendizado. “Aqui no SENAI eu adquiri habilidades práticas altamente valorizadas no mercado de trabalho e conhecimentos específicos. Sou muito grato e estou muito feliz pela oportunidade de hoje”, destacou.

O SENAI BAHIA mantém parcerias com a indústrias locais, como Suzano, Usina Santa Maria, Bahia Etanol, dentre outros. A unidade oferece cursos nas áreas de Alimentos, Automação, Automotiva, Celulose e Papel, Construção Civil, Elétrica, Equipamentos Móveis Industriais, Gestão em Informática, Madeira e Mobiliário, Manutenção, Meio Ambiente, Química, Refrigeração e Climatização, Segurança e na área Têxtil.

São oferecidos cursos de Qualificação Profissional, que incluem os de curta duração, abertos à comunidade, cursos gratuitos e cursos de Aprendizagem Industrial, para formação de jovens aprendizes.

Também são oferecidos cursos de Assistente Administrativo, Assistente de Produção, Mecânico de Máquinas Florestais, Mecânico de Máquinas Industriais, Operador de Máquinas Florestais e Operador de Máquinas Agrícolas.

Quem é o homenageado

A nova unidade do Sistema FIEB em Teixeira de Freitas ganhou o nome do empresário Max Feffer (1926-2001), em homenagem à família fundadora do Grupo Suzano, empresa produtora de papel e celulose, que tem unidade no extremo-sul baiano, na cidade de Mucuri.

É um reconhecimento ao espírito inovador que foi a marca de Max Feffer, diretor-presidente da companhia, responsável por um dos maiores avanços da indústria de papel e celulose nacional.

Nascido a 11 de dezembro de 1926, Max Feffer era filho de Leon Feffer, fundador do grupo Suzano. Engenheiro civil diplomado pela Universidade Mackenzie, em 1951, iniciou as pesquisas para a produção de papel usando fibra de eucalipto, árvore de boa adaptação ao clima e ao solo brasileiros.

Com o sucesso das pesquisas, o Brasil deixou de ser importador de papel e passou a exportá-lo, estando hoje entre os dez maiores produtores de papel e celulose no mundo.

Veja também

Projeto da prefeitura promove visita à Casa das Histórias de Salvador; confira

Como parte das ações de promoção e fortalecimento do território do Subúrbio Ferroviário, o projeto …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!