quinta-feira 21 de novembro de 2024
Foto: Henrique Raynal/Casa Civil
Home / NOTÍCIAS / Programa Imóvel da Gente recepcionará obras do Novo PAC
segunda-feira 26 de fevereiro de 2024 às 15:35h

Programa Imóvel da Gente recepcionará obras do Novo PAC

NOTÍCIAS


O Novo PAC vai construir moradias do Minha Casa, Minha Vida, hospitais, unidades básicas de saúde, escolas e outros equipamentos sociais em imóveis e terrenos da União distribuídos pelo País que hoje encontram-se sem uso. As possibilidades de destinação foram pontuadas pelo ministro da Casa Civil, Rui Costa, acompanhado da ministra de Gestão e Inovação, Esther Dweck, durante coletiva à imprensa que apresentou o programa Imóvel da Gente , que visa destinar o patrimônio da União às políticas públicas de interesse social. O evento aconteceu nesta segunda-feira (26/02), no Palácio do Planalto, com a participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

“Vamos garantir a função social desses imóveis para que tenham capacidade de gerar emprego, gerar moradias, dar espaço a escolas, hospitais, unidades de saúde, equipamentos urbanos e, nas grandes áreas, esses imóveis vão com certeza impactar no desenvolvimento urbano”, afirmou o ministro Rui Costa ao antecipar que o Governo Federal espera promover parcerias com a iniciativa privada para a destinação de uso das áreas de grandes dimensões em locais centrais. São os Procedimentos de Manifestação de Interesse (PMI), em que a iniciativa privada poderá fazer propostas para usos múltiplos.

A interseção do Imóvel da Gente com o Novo PAC já está em curso. Um dos exemplos dados na coletiva de imprensa foi o da área do antigo aeroporto Brigadeiro Protásio Oliveira, em Belém, que dará lugar a implantação da sede da COP-30, cujas obras estão em curso.

A expectativa é que grande parte dos imóveis e terrenos sem uso sejam endereço de moradias do Minha Casa, Minha Vida, dando a oportunidade para que pessoas de baixa renda residam em locais centrais nos grandes centros urbanos, próximos de toda a infraestrutura necessária, como transporte público, escolas e hospitais. “A ideia é unir diferentes faixas do programa Minha Casa, Minha Vida na mesma poligonal. Associado ao custo, é a oportunidade de a gente trazer pessoas pobres para morar nos centros, facilitando, com a união de diferentes faixas num mesmo terreno, a manutenção destes equipamentos”, exemplificou Costa.

Programa Imóvel da Gente recepcionará obras do Novo PAC

O ministro reiterou ainda que cada local e sua eventual destinação serão objetos de estudo e discussão conjunta para o melhor uso de interesse social. “O que buscaremos é otimizar o melhor custo-benefício e o maior impacto positivo urbanístico a cada localidade, privilegiando equipamentos que sejam polos geradores de emprego e de serviço social”.

A ministra Esther, responsável pela gestão do Imóvel da Gente, afirmou que o comando principal dado pelo presidente Lula é dar nova utilização a todos os imóveis subutilizados ou desocupados “com as pessoas olhando ali um imóvel desocupado, sem a destinação correta, com gente precisando tanto de equipamentos sociais, de casa, a gente não pode deixar isso acontecer”, disse a ministra Esther Dweck.

PAC Seleções

Ainda durante a coletiva, o ministro Rui informou que no próximo dia 7 de março, o presidente Lula anunciará os primeiros projetos do Novo PAC Seleções. “Nós divulgaremos escolas, hospitais, unidades de saúde e outros equipamentos, que poderão ocupar esses terrenos, valorizando, portanto, áreas degradadas pelo abandono”, explicou.

Veja também

Bolsonaro pode ser preso após indiciamento? Entenda os próximos passos do processo

Jair Bolsonaro (PL) foi indiciado pela Polícia Federal nesta quinta-feira (21) pelos crimes de abolição …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!