A conta do presidente Lula da Silva (PT) compartilhou no X, antigo Twiiter, uma mensagem com críticas a um projeto do Ministério da Educação que oferece bolsas para estudantes do Ensino Médio. Depois de cerca de 15 minutos no ar, o compartilhamento de Lula foi apagado.
A publicação era endereçada ao ministro da Educação, Camilo Santana, que divulgou que todos os estados aderiram ao Pé de Meia, a bolsa permanência para alunos de baixa renda que foi lançada pelo governo.
Em resposta, um usuário afirmou que “não adianta comprar alunos com ‘poupança’ se continua afastando-os da possibilidade de ter uma educação de qualidade” e defendeu que “acabe já com o novo ensino médio”.
A lei que criou o Pé de Meia foi sancionada por Lula no mês passado, após ser aprovada no Congresso. O programa prevê uma poupança e um auxílio financeiro mensal para estudantes que seguirem alguns critérios sociais e de assiduidade, como frequência mínima às aulas e participação em exames de avaliação.
Já o projeto do governo para o novo Ensino Médio tem encontrado resistência no Congresso. A alteração de texto na Câmara provocou divergências no ano passado e houve necessidade de adiar a votação.