Faleceu na manhã desta sexta-feira (23), aos 96 anos, o engenheiro agrônomo João Nelly Regis, um dos maiores nomes da irrigação brasileira. O sepultamento será às 16h, no Jardim da Saudade, em Salvador.
Em grupos de agrônomos no Whatsapp, a morte de Regis foi lamentada conforme o site Política Livre. “Nelly Engenheiro tinha uma visão muito além do tempo, não somente na irrigação propriamente dita, pode ser creditado a ele o Aeroporto de Petrolina, a Embrapa Semiarido, os estudos do Vale do São Francisco, junto com o Bureau of Reclation, os Projetos de Irrigação da Região de Juazeiro/Petrolina, Baixio de Irecê, a introdução no vale das culturas de cebola, melão e uva. Deus tem um bom lugar para ele”, disse um dos amigos do engenheiro ao lamentar o falecimento.
João Nelly era natural de Lençóis e formado pela Escola de Agronomia da Bahia, com especialização na Universidade do Colorado (EUA). Nos anos de 1950, ele deixou seu Estado natal para integrar o quadro da Comissão do Vale do São Francisco, atual Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). Atuou em cidades como Santa Maria da Boa Vista, Cabrobó, Belém do São Francisco e Petrolina.
O deputado federal João Leão (PP), foi um dos que lamentaram o falecimento do engenheiro.