segunda-feira 23 de dezembro de 2024
Home / POLÍTICA / Secretaria e AL-BA acertam parcerias para concursos públicos
sexta-feira 3 de maio de 2019 às 16:23h

Secretaria e AL-BA acertam parcerias para concursos públicos

POLÍTICA


A titular da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi), Fabya Reis, esteve reunida nesta terça-feira (30) com o presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), deputado Nelson Leal (PP), quando foram discutidas diversas pautas voltadas à população negra e às políticas afirmativas baianas. Ficou acordada a participação da AL-BA na Rede Estadual de Combate ao Racismo e à Intolerância Religiosa, reforçando a presença do conjunto de órgãos dos poderes públicos no colegiado.

Dentre os principais assuntos tratados estava a política de cotas nos processos seletivos para contratação de pessoal, na proporção de 30%, conforme prevê no Estatuto da Igualdade Racial do Estado, medida que contou com apoio do presidente. “Vamos fazer um calendário de ações para o combate enfático ao racismo na Bahia. Tenho certeza teremos a oportunidade de trabalhar muito, a quatro mãos, para atender as agendas apresentadas. Ressaltamos, por exemplo, que em todos os editais de concurso na ALBA, vamos incluir a reserva de vagas à população afrodescendente”, pontuou o deputado Nelson Leal, destacando que esta é “uma questão de reparação”.

A secretária ressaltou que é fundamental contar com a casa legislativa para intensificar a criação e gestão de políticas de promoção da igualdade racial na Bahia. “Saio muito satisfeita com os compromissos assumidos pelo presidente da ALBA. São pautas estruturantes e de combate ao racismo institucional. Vamos afinar cada vez mais nossas ações conjuntas, também atuando em iniciativas educacionais e de comunicação”, disse Fabya Reis.

Também foram debatidas pautas referentes aos povos e comunidades tradicionais e as políticas de combate ao racismo. Ficou acertada, ainda, a parceria com o Canal Assembleia para o desenvolvimento de ações de sensibilização e campanhas, além de iniciativas para resgate da memória de fatos históricos da luta negra, a exemplo da Revolta dos Búzios.

Veja também

Datafolha: 69% defendem a democracia no Brasil; número era de 79% em 2022

Uma pesquisa divulgada pelo Datafolha nesta quarta-feira (18) apontou que 69% dos brasileiros preferem a …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!